A Anel (Assembleia Nacional de Estudantes Livre) realizou neste Dia do Professor o "15-O" (quinze de outubro) como parte das ações do Outubro de Luta. A entidade estudantil participou de um ato de secundaristas em São Paulo contra a reorganização das escolas promovida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Centenas de jovens ocuparam as ruas de Porto Alegre (RS) em manifestação contra os cortes no Programa de Institucional de Iniciação à Docência. Em várias universidades do país também ocorreram protestos, sobretudo porque o PIBID, programa ligado diretamente ao governo federal é responsável por parte significativa dos projetos de pesquisas dos estudantes matriculados em cursos de licenciatura.
A Anel chama a juventude a ir às ruas contra todos os governos que atacam direitos. “Neste 15-O vamos com o espírito de quem ocupou a Avenida Paulista na Marcha dos Trabalhadores e Trabalhadoras em setembro, e mandou o recado Contra Dilma, Aécio, Cunha e Temer: Todos estes são Inimigos da juventude e por isso não nos representa!”, destaca a entidade.
Em outros estados estão previstas ações em universidades e escolas contra o desmonte da Educação.
Movimento é internacional
No Chile, estudantes manifestam seu apoio à luta dos secundaristas de São Paulo. As manifestações de solidariedade foram organizadas pelo coletivo Juventud en Lucha, parte da mesma rede internacional composta também pela ANEL, a Rede Internacional Jovens em Luta.
Calendário do Outubro de Luta
Confira as próximas atividades do Dia de Luta com manifestações já agendadas em diversas cidades do país.
17 de outubro – Plenária em Fortaleza (CE)
22 de outubro – Manifestações em Fortaleza (CE) e Teresina (PI)
23 de outubro – Manifestações no Rio (RJ) e Natal (RN)
28 de outubro – Manifestação em BH (MG)
27 ou 29 de outubro – Manifestação em Belém (PA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário