segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Lutas

Prefeitos estão unidos para atacar direitos dos trabalhadores
Em Ceará- Mirim, o Prefeito Antônio Peixoto (PR) não cumpre o PCCS dos professores e não discute o PCCS dos funcionários, o fardamento das crianças, as cadeiras, e os matérias dos A.S.G não chegaram às escolas, os salários são pagos com atraso etc.

PUREZA
Em Pureza, a Prefeita Soraya Santana (PSDB) baixou um decreto obrigando os funcionários a trabalharem dois expedientes, aumentando, assim, a jornada de trabalho. Indignados com esta atitude, os trabalhadores realizaram um grande ato público que conseguiu a revogação do tal decreto.

EXTREMOZ
Em Extremoz, o Prefeito Claus Rego (PMDB e PT) não vinha negociando com os trabalhadores em educação, que tiveram de fazer uma greve para mudar essa política e garantir audiências para discutir problemas como falta de merenda, desrespeito ao PCCS, tanto dos professores como dos funcionários, construção e ampliação de escolas, dentre outras reivindicações.

IELMO MARINHO
No município de Ielmo Marinho, o prefeito ausente Germano Patriota (PMDB) até agora se esconde dos trabalhadores e da população, deixando o município ser administrado pelos secretários. Lá faltam condições de trabalho e sobram ações antidemocráticas, atitudes arrogantes, assédio moral, entre outras coisas. Recentemente, ocorreu a demissão de uma professora pelo simples fato de organizar a sua categoria, um direito democrático e constitucional de todos.
Há dois anos e meio que o SINTE – Regional de Ceará-Mirim vem negociando com o secretário ou seus auxiliares, na tentativa de resolver os diversos problemas existentes na educação do município, mas tudo é levado no “banho-maria”. Há muito tempo esperamos pela implantação do PCCs que foi discutido com a categoria, mas até agora permanece engavetado; o ônibus anda superlotado, colocando os passageiros em risco de morte; a merenda continua ruim; faltam materiais de consumo e condições de trabalho e, mesmo assim, quem reclama é perseguido; por qualquer motivo se tem salários descontados, inclusive quando se participa das paradas nacionais de luta.

MAXARANGUAPE
No dia 6 de novembro, os trabalhadores em educação fundaram seu núcleo municipal do SINTE, que terá uma direção provisória até 2010. A assembleia de fundação ocorreu na Câmara Municipal e teve a participação de educadores de Maracajaú, Caraúbas, Dom Marculino, Santa Ana. A iniciativa partiu dos próprios trabalhadores ao compreenderam a necessidade de organizar a luta contra as políticas da prefeita Neide e de outros que virão. A assembleia aprovou também uma pauta de emergência para ser entregue à prefeitura. Realização de concurso, compra de material, pagamento de direitos e ampliação de escolas são alguns pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário