sábado, 24 de abril de 2010

Mais caro

Aumento de energia atingirá trabalhadores

Os trabalhadores potiguares vão pagar mais caro pela energia elétrica. No último dia 20, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste da tarifa anual da Cosern, empresa do grupo Neoenergia. Para consumidores de baixa tensão (imóveis residenciais), a tarifa ficará em média 8,33% mais cara, enquanto a tarifa para a alta tensão (empresas e grandes indústrias) sofrerá um reajuste médio de 7,18%.

Segundo a Cosern, o reajuste será repassado integralmente para os consumidores, pois a companhia aplica aquilo que é estabelecido pela Aneel. Os novos valores vão atingir cerca de 1,8 milhão de consumidores de baixa tensão e mais de 2 mil empresas e grandes consumidores da faixa de alta tensão.

O aumento na conta de energia ficou bem acima da inflação acumulada em 2009. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que a inflação do período ficou em 4,3%.

A cobrança realizada pela Cosern varia de acordo com a categoria em que o consumidor se enquadra e tem se mostrado bastante desigual. Para aqueles que consomem energia de baixa tensão, como a maioria dos trabalhadores, a tarifa ficou 8,33% mais cara. Já para as indústrias e empresas de grande porte, que consomem energia de alta tensão, o aumento da tarifa foi menor, ficando em 7,18%.

No Brasil governado por Lula, que decide as políticas de energia elétrica aplicadas pela Aneel, os ricos continuam pagando menos e os pobres pagando cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário