terça-feira, 4 de maio de 2010

Luta

Trabalhadores da educação de Maxaranguape param em protesto

No dia 16 de abril, ocorreu a Parada da Educação no Município de Maxaranguape. O protesto foi contra o descaso da Prefeita Neide com as escolas e os educadores. Desde o ano passado, o Sinte busca uma audiência com a prefeitura, sem sucesso até o momento. As poucas vezes em que a reunião foi marcada acabou sendo suspensa em cima da hora. Em 2009 houve audiência com a Secretária de Educação, Professora Paula. Entretanto, como a maioria dos secretários, ela não decide nada, sobretudo quando o assunto envolve finanças.

Em protesto, os trabalhadores em educação paralisaram suas atividades e realizaram uma panfletagem nas ruas de Maxaranguape. Entregaram uma nota à população, que recebeu boa aceitação. As pessoas pegavam o material e demonstravam seu apoio aos manifestantes, na maioria das vezes com palavras de "muito bem!" ou "é isso aí!".

Já em Maracajaú houve um ato público que contou com a participação de várias mães de alunos. A população também compareceu e ouviu atentamente as denúncias feitas. Essas manifestações revelam que a Prefeita Neide já experimenta sinais de desgaste no seu governo.

Quadro da educação

Não há discussão de reajuste salarial ou piso para os professores; faltam condições de trabalho para todos. Em Maracajaú, faltava até fogão para fazer a merenda dos alunos. Atualmente, existe um fogão, mas a merenda é de má qualidade, com o cardápio repetindo mamão, macaxeira, batata e mais nada. Há, inclusive, denúncias de que estes alimentos até já chegaram estragados. O fardamento prometido aos alunos não foi entregue e as escolas precisam de mais espaço e reformas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário