quinta-feira, 10 de junho de 2010

Congressos em Cena

Congresso da Conlutas e da Classe Trabalhadora: passos importantes para a unificação dos trabalhadores

Durante os dias 3, 4, 5 e 6 de junho, ocorreram em Santos (SP) dois importantes congressos para a unificação das lutas dos trabalhadores. O 2º Congresso da Conlutas e o Congresso da Classe Trabalhadora (Conclat) marcaram de forma importante a história do novo momento que vive a reorganização dos trabalhadores no Brasil. Depois da traição das Centrais Sindicais governistas, como a CUT, a classe trabalhadora, os estudantes e os movimentos populares brasileiros se viram obrigados a construir uma nova ferramenta de luta que pudesse organizar todos os explorados para enfrentar os governos, os patrões e defender o socialismo.

Durante seis anos, a Conlutas construiu as bases para que esse momento fosse possível. Agora, depois de intensos debates, polêmicas e votações importantes no Conclat, os 3.180 delegados decidiram, através de uma ampla democracia, fundar uma nova organização: a Conlutas - Central Sindical e Popular.

Delegados da Educação de Ceará-Mirim

Os delegados da educação de Ceará-Mirim/RN, Ana Célia e Francisco Erivaldo, eleitos em assembleia da Regional do Sinte, participaram ativamente dos congressos, discutindo as teses e debatendo as polêmicas nos grupos de discussão. Para Ana Célia, os trabalhadores de Ceará-Mirim, representados por ela e por Francisco Erivaldo, participaram de um momento histórico para a luta de classes no Brasil. "Participamos de congressos muito democráticos, que reuniram mais de 4 mil participantes, entre delegados, observadores e convidados. Em Santos, nós começamos a escrever uma outra história para a luta dos trabalhadores brasileiros. Uma história que vai enfrentar os ataques do capitalismo, dos governos e dos grandes empresários. Não fundamos apenas uma nova Central de trabalhadores, estudantes e movimentos populares. Fundamos, também, uma nova esperança em nossas lutas.", avaliou Ana Célia.

Ana Célia debate polêmicas em grupo de discussão

O Conclat foi marcado por vários momentos de grande emoção. Mas, sem a menor dúvida, a presença das 26 delegações internacionais mostraram a força da solidariedade entre os trabalhadores de todo o mundo. "É muito bonito e importante ver todos esses trabalhadores, de vários países, apoiando a nossa luta, mostrando que estamos todos de um único lado.", afirmou Francisco Erivaldo.

O Conclat vai ficar na história não só pela fundação de uma nova organização de luta, mas também pelas relações importantes que criou entre todos os trabalhadores, que agora estarão mais fortes para enfrentar os próximos desafios da luta de classes, seja para defender salários e direitos ou para construir a batalha pelo socialismo.

Abaixo, confira mais momentos dos Congressos.

Artistas se apresentaram nos intervalos do Conclat

Coletivo de Artistas Socialistas (CAS) em apresentação durante Congresso da Conlutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário