quarta-feira, 16 de junho de 2010

Extremoz

Trabalhadores da educação fazem protesto em frente à Prefeitura e anunciam greve

Cerca de 100 trabalhadores da educação de Extremoz, região metropolitana de Natal, realizaram na manhã de ontem (15) um protesto em frente à Prefeitura do município. Mesmo debaixo de chuva, professores e funcionários não mediram esforços para lutar por seus direitos. O objetivo da manifestação era apresentar ao poder executivo a pauta de reivindicações da categoria. Entre os principais pontos da pauta estão a implementação do Plano de Cargos dos funcionários e dos professores, o reajuste salarial de 37%, realização de concurso público, reforma das escolas e o retorno do pagamento dos quinquênios.

Após o protesto, houve uma audiência com o Secretário de Planejamento do município. Entretanto, a reunião não avançou nas negociações. A prefeitura afirmou que não pode conceder reajuste salarial porque "está no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal" (LRF). "A prefeitura diz que não há dinheiro para garantir o reajuste da categoria, mas ofereceu o adiantamento de 50% do 1/3 de férias e do décimo terceiro. Ora, se tem dinheiro para adiantar o pagamento dos nossos direitos, então tem dinheiro pro reajuste.", declarou Socorro Alves, do sindicato da educação em Extremoz.

Sobre o concurso público, a prefeitura disse que o edital de convocação está sendo finalizado. Já a reforma das escolas estaria sendo encaminhada.

Depois da audiência, a categoria realizou uma assembleia e decidiu manter as reivindicações e o início da greve a partir de 5 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário