sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Educação Pública

PARA SINTE DE CEARÁ-MIRIM, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DEVERIA COMEÇAR PELA PREFEITURA

A Prefeitura de Ceará-Mirim está fazendo reuniões com os professores da rede municipal para apresentar os critérios da Avaliação de Desempenho, que é feita por uma comissão formada, principalmente, por gestores indicados pela Prefeitura. A avaliação é um mecanismo que determina se o educador vai ou não progredir na carreira dependendo da forma que for avaliado. Nas reuniões ocorridas na Estação Cultura, a Secretaria de Educação tem dito que deseja discutir com a categoria os aspectos desta avaliação de desempenho e fazer ajustes. Entretanto, os pontos centrais do projeto não poderão ser mudados, já que estão ligados ao Plano de Cargos da Educação. Vale lembrar que este mesmo Plano de Cargos foi aprovado na Câmara Municipal, em 2009, sem debate e com o uso da polícia para reprimir os professores contrários.

Para a direção do Sinte/RN de Ceará-Mirim, essa avaliação de desempenho deveria começar pela Prefeitura e pelo prefeito Antônio Peixoto (PR), responsáveis diretos pelos problemas enfrentados na educação pública do município. "A Prefeitura remunera mal seus profissionais, nega direitos garantidos por lei, como é o caso do Piso dos professores, deixa faltar merenda, não paga o transporte escolar e ainda mantém escolas caindo aos pedaços, sem estrutura. Quem é que deve, então, ser avaliado aqui?", questiona a diretora do sindicato, Ana Célia Siqueira. "A Prefeitura fala que a avaliação de desempenho é parte do Plano de Cargos e que este precisa ser cumprindo. Aí nós perguntamos: se é para cumprir o plano, por que não cumprem a parte que fala da eleição direta para diretores de escolas?", completa Ana Célia.

Na próxima terça-feira, dia 21, o Sinte realiza uma assembleia com professores e funcionários. Entre os pontos de pauta, está o debate sobre a Avaliação de Desempenho, que será apresentado pelo professor da rede municipal de Natal e membro da CSP-Conlutas, Dário Barbosa. A assembleia será na Escola Adele de Oliveira, às 8 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário