quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Outdoor contra Rosalba


                                                                                                 
Na tarde de terça-feira (21), um outdoor de protesto contra os gastos com a Copa do Mundo foi violado com tinta preta e cimento. A placa, instalada próximo ao Arena das Dunas, nas imediações do edifício Jacumã (Av. Salgado Filho, próximo ao viaduto da UFRN), faz parte da campanha “Da Copa eu abro mão, queremos mais dinheiro para saúde, segurança e educação”, aprovada por vários sindicatos e centrais sindicais, como o Sindsaúde, Sinpol, Sintest e CSP-Conlutas.

Além do lema da campanha, o outdoor também exige a saída da governadora Rosalba Ciarlini, com a frase “FORA ROSALBA” e uma foto da boneca da governadora, usada durante os protestos da greve da saúde em 2013. Os sindicatos denunciam o abandono dos serviços públicos e a prioridade para as obras da Copa do Mundo.

O movimento de esquerda aos governos interpretou essa violação como um ataque franco e direto contra os movimentos sociais e contra a liberdade de expressão. Em dia de inauguração do Arena das Dunas, ocorrida nesta quarta (22) com a presença da presidente Dilma Rousseff, claro que um outdoor com a imagem de uma boneca/caricatura da governadora Rosalba Ciarlini não ficaria imune. Afinal, as principais vias de acesso ao estádio foram maquiadas. O asfalto da Av. Salgado Filho foi reformado, várias luzes verdes e amarelas foram instaladas próximo ao Arena, assim como jardins e gramado. Nada poderia ir de encontro à inauguração.

O outdoor, portanto, foi censurado e ficam as perguntas: quem será que censurou a placa? Onde está a liberdade de expressão e a democracia? É proibido ter pensamentos divergentes?

Apesar disso, a campanha “Da Copa eu abro mão, queremos mais dinheiro para saúde, segurança e educação” vai continuar, em outras mídias e atividades. Também há outro outdoor instalado nas imediações da Av. Maria Lacerda, na BR 101.

Nenhum comentário:

Postar um comentário