domingo, 26 de abril de 2015

A luta contra a Terceirização continuará dia 30 em todo o Brasil


Nessa quarta-feira (22) as centrais sindicais CSP-Conlutas, CUT, CTB, UGT, Intersindical-CCT se reuniram para discutir as ações unificadas contra o Projeto de Lei (PL) 4330 da Terceirização. Assim, em todo o Brasil serão realizadas manifestações contra o PL e de chamado aos trabalhadores à luta, nesse dia 30, quinta-feira.

Nesse mesmo dia, no RN, a Regional do Sinte de Ceará-Mirim e os núcleos de Extremoz e São Gonçalo do Amarente farão um ato público no Gancho de Igapó, às 9h. À tarde, em Natal, o Sinte Estadual também realizará um ato, às 14h, no Calçadão da João Pessoa.

POR QUE A LUTA AINDA NÃO ACABOU?

Após a Greve Nacional no dia 15, quando ocupamos a Av. Senador Salgado Filho, o Projeto de Lei 4330 foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 22, mas ainda é necessário passar pelo Senado para ser aprovado e, enfim, se tornar Lei. Por isso, todos os trabalhadores, de todas as categorias e sindicatos devem formar uma unidade de luta para barrar o PL e as medidas provisórias 664 e 665, que atacam as aposentadorias e o seguro-desemprego entres outros direitos.

POR QUE SOMOS CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO?

A regulamentação da terceirização interessa diretamente aos empresários para aumentar a lucratividade a partir da exploração no trabalho. Auxílio alimentação, auxílio creche, férias, décimo terceiro salário, FGTS, a jornada semanal. Todos esses são direitos que estão ameaçados. A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) será coisa do passado.

Os salários serão menores. Atualmente, os trabalhadores de terceirizadas recebem pelo menos 24% a menos do que os das grandes empresas. Essa exploração vai aumentar.

É mentira que mais empregos serão gerados. Serão abertos novos postos de trabalho, o que teremos serão demissões em “empresas mãe” para que o serviço seja prestado pelas terceirizadas.

Outras consequências dessa terceirização geral do trabalho é que esse movimento intensificará as privatizações de serviços públicos, como saúde e educação, já que todos os trabalhadores serão contratados de empresas privadas; a permanência no emprego será ainda menor, pois um terceirizado geralmente fica 2,6 anos a menos num mesmo emprego em relação aos trabalhadores comuns; essa relação entre empresários e terceirizadas favorecerá ainda mais a corrupção entre empresas e políticos, a exemplo do que ocorreu na Petrobrás.

E como se não bastasse tudo isso, os terceirizados trabalham 3 HORAS A MAIS POR SEMANA e de cada 5 trabalhadores que morrem no trabalho, 4 SÃO TERCEIRIZADOS.

NÃO DEIXE QUE AS NOSSAS LUTAS DE ANOS, POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHOS TENHAM SIDO EM VÃO. NÃO SOMOS CONTRA O TRABALHADOR TERCEIRIZADO, SOMOS A FAVOR DE MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário