terça-feira, 14 de abril de 2015

Dia 15 de abril os trabalhadores irão parar o Brasil



Nós do Sinte/RN de Ceará-Mirim convocamos todos os trabalhadores da Educação do município e dos núcleos de Extremoz, Ielmo Marinho, Pureza e Maxaranguape para unirmos forças no ato desse 15 de abril, quarta-feira, às 15h, em frente a FIERN, na Av. Salgado Filho. Essa será uma Paralisação Nacional, onde todos os trabalhadores de várias categorias farão uma grande greve, contra os recentes ataques que recebemos em nossos direitos, além da precarização do trabalho, com o Projeto de Lei (PL) 4330, que regulamenta a terceirização para todos os tipos de trabalho. Venha com a gente e diga não a essa grande barbaridade!

O QUE É A PL 4330?

O Projeto de Lei 4330 regulamenta a terceirização do trabalho para todas as atividades. O que é isso? Significa que além das atividades secundárias de uma empresa ou órgão público, como serviços gerais e segurança, os empresários poderão contratar trabalhadores terceirizados para qualquer posto de sua empresa. Por exemplo, numa escola privada, o dono além de poder contratar A.S.G.s e porteiros por meio da terceirização, poderá contratar até mesmo professores e demais profissionais de ensino. Isso significa que esse dono de escola não terá mais nenhuma obrigação direta com esse trabalhador que ele está contratando, tudo ficará a cargo da empresa que terceiriza o trabalho. Mas isso não apenas afetará as escolas e demais empresas privadas, mas também ao serviço público e estatais. Ou seja, todos os trabalhadores, de qualquer área, estarão sujeitos a sofrer as consequências da terceirização geral.

MAS POR QUE TERCEIRIZAR É RUIM?

A regulamentação da terceirização interessa diretamente aos empresários para aumentar a lucratividade a partir da exploração no trabalho. Auxílio alimentação, auxílio creche, férias, décimo terceiro salário, FGTS, a jornada semanal. Todos esses são direitos que estão ameaçados. A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) será coisa do passado.

Os salários serão menores. Atualmente, os trabalhadores de terceirizadas recebem pelo menos 24% a menos do que os das grandes empresas. Essa exploração vai aumentar.

É mentira que mais empregos serão gerados. Serão abertos novos postos de trabalho, o que teremos serão demissões em “empresas mãe” para que o serviço seja prestado pelas terceirizadas.

Outras consequências dessa terceirização geral do trabalho é que esse movimento intensificará as privatizações de serviços públicos, como saúde e educação, já que todos os trabalhadores serão contratados de empresas privadas; a permanência no emprego será ainda menor, pois um terceirizado geralmente fica 2,6 anos a menos num mesmo emprego em relação aos trabalhadores comuns; essa relação entre empresários e terceirizadas favorecerá ainda mais a corrupção entre empresas e políticos, a exemplo do que ocorreu na Petrobrás.

E como se não bastasse tudo isso, os terceirizados trabalham 3 HORAS A MAIS POR SEMANA e de cada 5 trabalhadores que morrem no trabalho, 4 SÃO TERCEIRIZADOS.

NÃO DEIXE QUE AS NOSSAS LUTAS DE ANOS, POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHOS TENHAM SIDO EM VÃO. NÃO SOMOS CONTRA O TRABALHADOR TERCEIRIZADO, SOMOS A FAVOR DE MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário