terça-feira, 15 de março de 2016

Trabalhadores, pais e alunos fazem ato pela educação em Ceará-Mirim




Devido a convocação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para a Greve Nacional nos dias 15, 16 e 17 de março, o Sinte/RN de Ceará-Mirim realizou, neste primeiro dia de paralisações, um ato para denunciar o calamitoso cenário da educação no município. Ao lado dos membros do Sindicato, participaram também sindicalistas dos núcleos de Pureza, Ielmo Marinho e Maxaranguape, além de pais e alunos de Ponta do Mato, Muriú, entre outros municípios e povoados. 

As reivindicações, como foi lembrada por muitos presentes no ato, não são nenhuma novidade para quem convive com a situação das escolas públicas no Brasil: o ano letivo ainda não começou, já foi adiado pela terceira vez, pela Prefeitura, o início das aulas; não há merenda ou transporte público para estudantes e professores, que precisam se deslocar de povoados distantes. Além de tudo isso, professores vêm sofrendo sérias repressões, como por exemplo, a última tática da Secretaria de Educação é de transferir arbitrariamente professores para outras unidades, sem que isso fosse solicitado, ferindo assim a Lei Orgânica do Município.

Em nível nacional a situação só piora, pois além dos enormes cortes na Educação, na casa de bilhões, e de arrochos salariais, além da histórica luta pelo Piso Salarial e pelo direito a 1/3 da jornada de trabalho dos professores, vivemos uma crise política e econômica. Sobre a crise econômica, banqueiros, empresários e administradores públicos, desde a presidência até os prefeitos querem que o trabalhador pague por uma crise que ele não criou e que só servirá para enriquecer ainda mais os grandes empresários. Sobre a crise política, a direita, comandada pelo PSDB, PMDB, DEM, PDT, PR rivaliza com o PT pelo poder, nos fazendo crer que temos que escolher um lado, sendo que todos eles são farinha do mesmo saco. Essa briga é deles, não é nossa. Eles não brigam pelo fim da corrupção, brigam para ocupar os cargos públicos e nos tirar mais dinheiro e direitos, em benefício das empresas que patrocinam suas campanhas eleitorais.

Chega! O trabalhador não pode mais aguentar tudo calado. É hora de ir às ruas, contra PT, PSDB, PMDB, DEM e demais partidos que mentem aos trabalhadores. Por isso convidamos a todos a participar do ato de amanhã, dia 16, às 8h, no Gancho de Igapó, que contará com a participação das regionais do Sinte de Ceará-Mirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Ielmo Marinho, Pureza, Maxaranguape.

Nenhum comentário:

Postar um comentário