quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Natal

Professores recusam reajuste de 5%

Os professores da rede municipal de ensino continuarão, por tempo indeterminado, com a greve que amanhã completa sete dias. O principal impasse ainda é a questão da reposição salarial dos últimos dez anos, pois, enquanto o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte RN) não abre mão do índice de 29%, a Prefeitura insiste em dar apenas 5% em abril.

“Não houve avanço”, resumiu a presidente do Sinte, Fátima Cardoso, que ainda admite a continuidade do diálogo se a própria prefeitura desse o exemplo, reduzindo em 50% os gastos de R$ 3,2 milhões apenas com 774 servidores municipais. “Aí a gente ia entender que havia um compromisso do município com a categoria”, disse ela, que também questionou a nota divulgada pela prefeitura de quem vem cumprindo alguns acordos já feitos com a categoria.

De qualquer modo, ela disse que o resultado da audiência que ocorreu ontem à tarde com os secretários Elias Nunes (Educação) e Augusto Viveiros (Planejamento), será levado à assembleia permanente da categoria, a partir das 14h de amanhã, no Sinte.

Elias Nunes, disse que em virtude do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a prefeitura não podia oferecer um índice de reposição salarial de 5%, que se somaria aos 12% que já foram dados em 2008 e este ano, fora o reajuste concedido em janeiro de 2009.

Em nota assinada pelo secretário Nunes e enviada às redações dos jornais, a Prefeitura informa que atendeu à categoria e faz um apelo para que retomem as atividades. Em uma análise das reivindicações, ficou constatado que a maior parte das solicitações intermediadas pelo Sinte já foram atendidas pelo Município.

Promotora quer explicação sobre atraso em repasses

A promotora da Educação Carla Amico enviou ofício à Secretaria Municipal de Educação (SME) para pedir informações acerca do atraso no repasse da verba de manutenção das escolas da rede municipal de ensino.

A promotora informou, por intermédio da Assessoria de Imprensa do Ministério Público Estadual (MPE), que preferia não se pronunciar a respeito do assunto enquanto não recebesse os documentos da Prefeitura de Natal. O pedido de documentos e informações não significa ainda uma abertura de procedimento de investigação.

O atraso do repasse das duas principais fontes de renda para a manutenção das escolas (compra de material de expediente, como folhas e canetas, além de material de limpeza, higiene e pequenos reparos) foi admitido pelos secretários de educação, Elias Nunes, e de planejamento, Augusto Viveiros. O pagamento ficou pendente durante todo o ano de 2009.

Mas, na última sexta-feira, dia 19, foi pago o valor de R$ 550 mil, referentes ao ROM (Recursos Orçamentários do Município). O pagamento do PDE (Plano de Desenvolvimento Estratégico) ainda está pendente e a expectativa da Secretaria é de pagar até o fim da semana, de acordo com nota que enviada para a imprensa pela Secretaria na última segunda-feira.

A diretora do Sinte, Fátima Cardoso, afirmou que vai lutar para que o recurso volte a ser controlado pela Secretaria de Educação. De acordo com Fátima, no último ano a Secretaria de Planejamento geriu esses recursos, o que é inapropriado, na avaliação do Sinte. “Se o dinheiro fica disponível para a Secretaria de Planejamento, é possível fazer remanejamentos. Ou seja, usar o dinheiro da educação para outras demandas do Município. Vamos lutar para que esse dinheiro volte a ser controlado pela Secretaria de Educação”, afirma.

Um comentário:

  1. BRASIL, CIDADÃOS E CIDADÃS, BLOGUEIROS...Leiam matéria sobre a ocupação da Câmara Municipal de Tabuleiro do Norte, HOJE, pelos servidores municipais com o seu sindicato. Queriam apenas conversar, tirar projeto de pauta, pois direito de amplia, não se reduz! Matéria completa no blog: www.valdecyalves.blogspot.com

    Divulguem, comentem, liguem em solidariedade aos seus amigos servidores, ao sindicato irmão. Hoje são eles na luta, amanhã poderão ser vocês. ARMEMOS REDE DE APOIO. Contatos na matéria no blog:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir