segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Deu na Imprensa

SINTE/RN CONDENA OMISSÃO DE PEIXOTO

As dezenas de reuniões entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) e o prefeito Antonio Peixoto (PR), realizadas ao longo dos últimos três anos, não foram positivas para a categoria e apenas confirmaram o descompromisso e a omissão do prefeito com a educação em Ceará Mirim. A avaliação é da coordenadora geral da regional do Sinte/RN no município, Ana Célia Siqueira.

A preocupação da dirgente sindical é com a proximidade do início do ano letivo sem que a prefeitura tenha resolvido os problemas que os professores e servidores da educação enfrentam desde que Peixoto assumiu a prefeitura, em janeiro de 2009. E, segundo ela, não são poucos e muito menos novos. “Nossos problemas são antigos e já foram levados ao conhecimento do prefeito várias vezes e até agora nada foi resolvido.”, diz Ana Célia.

Ela denuncia o comportamento do prefeito Peixoto, que a cada nova audiência marcada com os dirigentes sindicais no município alega não ter conhecimento da pauta de reivindicações da categoria, embora ela seja encaminhada junto com o pedido de audiência, marcada com antecedência. Para ela, a alegação do desconhecimento da pauta revela o descompromisso de Peixoto com a categoria dos trabalhadores na educação e mostra o descompasso entre o chefe do Executivo e seus auxiliares diretos.

Ana Célia enumera as reivindicações do Sinte/RN, que, de acordo com ela, são as mesmas desde a posse de Peixoto na prefeitura de Ceará Mirim e que fazem parte de todas as pautas encaminhadas ao gabinete do prefeito antes do agendamento de todas as reuniões acontecidas nos últimos três anos. Entre os problemas da categoria não resolvidos pela prefeitura, que são “eternos itens” das pautas do sindicato, estão: Adicional de Insalubridade para ASG’s e merendeiras; troca dos quadros das escolas; eleições diretas para gestores das escolas; pagamento de 1/6 sobre as férias; pagamento da correção do Piso Nacional; implantação dos títulos de 180 horas para o ensino infantil e incorporação dos auxiliares de creche ao PCCS.

Ana Célia lembra que os argumentos do prefeito para negar as reivindicações da categoria esbarram no cumprimento da Lei, como no caso das eleições diretas para a direção das escolas, como determina o Plano de Carreira do Magistério Municipal. Além disso, a justificativa da falta de recursos, aliada à promessa da realização de um levantamento completo da situação na área da educação, é uma resposta repetitiva que o sindicato ouve há três anos.

“Nós estamos indignados com a posição do prefeito. Não demonstra qualquer compromisso com o povo da educação. Não se admite que uma administração que está no seu último ano de governo ainda precise fazer levantamentos e estudos para resolver problemas que lhe foram apresentados no início do seu mandato. É um total descaso com aqueles que educam o povo, principalmente as gerações do futuro. Falta compromisso da administração Peixoto com a categoria dos professores e servidores da educação. Essa é a verdade que o povo já conhece.”, desabafa a líder sindical.

Fonte: O POPULAR de Ceará Mirim – ed 07 – janeiro/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário