terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Em São Gonçalo do Amarante...

PROCESSO POR DANOS MORAIS DO PREFEITO CONTRA DIRETOR DO SINDSAÚDE É PERSEGUIÇÃO POLÍTICA

Depois de ameaçar demitir a enfermeira e dirigente sindical Simone Dutra, através de um processo administrativo sem fundamento legal, agora o foco do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PR), é outro diretor do Sindsaúde do município, Vivaldo Dantas, que está sendo processado por danos morais em função de uma denúncia feita contra a Prefeitura. Embora a ação judicial não seja movida pelo município, e sim pela pessoa física do senhor Jaime Calado, o processo é claramente político e tenta calar a voz do sindicato contra os ataques da Prefeitura às condições de vida da população e dos servidores.

Prefeitura irresponsável
Na verdade, o dirigente sindical Vivaldo Dantas está sendo alvo de um processo por danos morais por ter denunciado a irresponsabilidade do prefeito Jaime Calado no combate à dengue na cidade. Em julho do ano passado, o Sindsaúde foi até a comunidade de Canaã, em São Gonçalo, verificar uma denúncia feita pelos moradores. No local onde deveria funcionar o Centro de Zoonoses do município, o sindicato encontrou centenas de pneus amontoados e expostos a céu aberto. Dezenas deles estavam acumulando água e servindo de criadouro para o mosquito da dengue.

Há quase dois anos a Prefeitura vinha depositando no lugar os pneus recolhidos por toda a cidade. O resultado dessa irresponsabilidade com a saúde pública foi sentido pelos próprios moradores, que passaram a adoecer. O caso, inclusive, foi noticiado até mesmo pela Intertv Cabugi, depois de uma ampla denúncia feita pelo Sindsaúde.

Perseguição política
Diante da repercussão negativa que teve o fato, o prefeito Jaime Calado tenta agora transformar essa denúncia contra a Prefeitura e seu principal gestor em uma acusação pessoal. A ação movida contra o sindicalista cita uma declaração de Vivaldo Dantas, em entrevista ao Jornal de Hoje, no dia 14 de setembro de 2011, quando afirmou que “não adianta de nada o agente de endemias fazer seu trabalho, tratando as casas no dia a dia, quando o principal responsável pela proliferação do mosquito é o próprio prefeito.”. Como se vê, o diretor do sindicato critica as ações do prefeito da cidade, e não a pessoa física do senhor Jaime Calado. “Além do mais, quem é o principal responsável pelos atos de uma Prefeitura senão o próprio prefeito? O processo por danos morais contra Vivaldo Dantas não passa de perseguição política.”, argumentou Elineuza Silva, diretora do sindicato.

No próximo dia 26 de abril, haverá uma audiência, às 10h30, no Fórum de São Gonçalo. O senhor Jaime Calado está pedindo uma indenização no valor de R$ 21.800,00, por julgar que sua imagem foi manchada pela declaração do sindicalista, que apenas responsabilizou um gestor público por suas ações. “O Sindsaúde convoca todos os servidores da saúde a se solidarizarem com o companheiro Vivaldo Dantas e declara que fará uma campanha política em sua defesa. Não vamos nos calar e muito menos aceitar intimidação.”, disse Elineuza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário