EM 72,5% DAS
ESCOLAS PÚBLICAS NÃO HÁ BIBLIOTECA
O Brasil precisa
construir 130 mil bibliotecas até 2020 para cumprir a Lei 12.244, que
estabelece a existência de um acervo de pelo menos um livro por aluno em cada
instituição de ensino do País, tanto de redes públicas como privadas. Hoje, na
rede pública, apenas 27,5% das escolas têm biblioteca.
Para equipar
todas as 113.269 escolas públicas sem biblioteca, seria necessária a construção
de 34 unidades por dia, segundo um levantamento realizado pelo movimento Todos
Pela Educação, com base no Censo Escolar 2011. O estudo também faz uma
comparação com números do Censo 2008 e mostra que, mesmo as escolas construídas
nos três anos seguintes (foram 7.284 novas unidades) não contemplam o espaço:
apenas 19,4% dessas novas instituições têm biblioteca.
Os Estados mais
carentes são os das Regiões Norte e Nordeste, que tradicionalmente têm
infraestrutura escolar precária, com escolas que chegam a funcionar em
construções sem energia elétrica e saneamento básico. Na rede municipal do
Maranhão, por exemplo, só 6% das escolas têm biblioteca.
O que destoa da
lista, no entanto, é o aparecimento do Estado de São Paulo com um dos piores
resultados do ranking, com 85% das unidades de sua rede pública (escolas
estaduais e municipais) sem biblioteca. São 15.084 unidades sem o equipamento.
Um enorme
prejuízo, se considerado os resultados da edição 2012 da pesquisa Retratos do
Brasil, que mostrou que, entre os 5 e 17 anos, as bibliotecas escolares estão à
frente de qualquer outra forma de acesso ao livro (64%).
A justificativa
mais comum para desrespeitar a lei é a falta de espaço físico, já que muitas
das novas escolas são construídas em terrenos apertados. No caso das unidades
antigas, muitas deram outro uso para a biblioteca: boa parte virou sala de aula
para suprir a demanda por vagas e, em outras, a área foi, aos poucos, se
tornando um depósito, com computadores empilhados e livros empacotados.
Equívoco
Quando se
analisa o déficit por nível de ensino, vê-se, ainda, que as instituições de
ensino infantil são as mais prejudicadas: enquanto 82% das escolas de ensino
profissional e 52% das de ensino médio, construídas após 2008, possuem
biblioteca, apenas 10% das de ensino infantil têm o espaço.
Uma opção que é
um contrassenso, argumentam os educadores, já que é na faixa etária dos 5 anos
que a criança está descobrindo a língua escrita e tem de ser estimulada à
descoberta e ao gosto pela leitura. No ensino médio, o estudante já teria
acesso a outros ambientes de leitura.
Para que a
biblioteca escolar cumpra seu papel pedagógico, deve-se levar em conta do
espaço físico à qualificação dos funcionários, passando pela qualidade do
acervo e pelas atividades agendadas no local. O tamanho mínimo é de 50m², o
acervo deve contemplar a diversidade de discursos, é preciso que haja
computadores conectados à internet e bibliotecário responsável.
Fonte:
informações do portal da CNTE
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