quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Nota da direção do Sinte/RN de Ceará-Mirim

ANO LETIVO DE 2013: CAOS NA EDUCAÇÃO SE APROFUNDA E TRABALHADORES PRECISAM IR À LUTA!

O ano letivo de 2013 começa mostrando aos trabalhadores que a crise nos serviços públicos provocada pelos governos só se aprofunda. Fruto de muito descaso e corrupção, os problemas já existentes há anos não são solucionados e se agravam. Assim, faltam condições de trabalho e de vida para os trabalhadores em educação em todas as esferas. Na rede estadual do RN, apesar de a Secretária Betânia Ramalho afirmar que está tudo bem e pronto para começarem as aulas, o que se vê são escolas abandonadas, interditadas ou com reformas inacabadas, como é o caso do CAIC e do Monsenhor Celso Cicco. Faltam professores e alunos nas escolas de Natal, devido à desorganização da matrícula informatizada pela Secretaria. Faltam também transportes, além de um longo etc.

Na rede municipal de Ceará-Mirim, já começamos o ano com um quadro preocupante: o salário de dezembro foi pago em janeiro, o 13º salário foi pago incompleto e corrigido bem depois, o 1/3 de férias foi pago quase na metade de fevereiro, sempre com o prefeito Peixoto alegando dificuldades financeiras, problemas na folha, etc. Foi também por falta de recursos que o prefeito deixou de pagar as parcelas restantes da correção salarial referente ao piso dos professores do ano passado. Enquanto isso, a Secretaria de Educação extingue turnos das escolas sem o conhecimento prévio dos educadores e sem nenhuma discussão com a comunidade escolar.

Como se não bastassem todos os problemas mencionados, ainda temos que assistir à tentativa de “engessamento” da nossa luta em função da política do piso nacional.  Já sabemos que esse piso, instituído pelo governo federal e propagandeado pelo PT como o grande avanço da educação, está muito longe das nossas necessidades. Porém, temos visto ano após ano os governos estaduais e municipais se negarem a cumpri-lo ou fazerem de forma ainda mais rebaixada.

Este ano, inclusive, o governo Dilma rebaixou ainda mais o percentual de reajuste, ao modificar o mecanismo de correção e fixar em 7,9%. Cabe informar também que, embora a governadora Rosalba tenha afirmado que pagaria este famigerado piso, ainda nada se viu de concreto neste sentido, nem mesmo a folha de pagamento com os salários corrigidos. Aqui no município, o prefeito Peixoto se comprometeu a pagar, mas de forma proporcional à carga horária, o que para nós é absolutamente equivocado.

Não convence o argumento de que se faz isso em cumprimento ao que diz a lei. Não é verdade. Todos nós sabemos que este governo só cumpre a lei para retirar e negar direitos. Em relação ao piso, nem ele nem os demais cumprem a lei do 1/3 de hora atividade, não discute o pagamento retroativo, uma vez que paga quando bem entende, e sempre deixa “resíduo” de um ano para outro. Portanto, diante desta política enganosa e da situação caótica em que nos encontramos hoje, não há outro caminho a não ser nos organizarmos para duras lutas contra esses governos.

No estado, apesar da direção do sindicato, temos que travar uma dura batalha contra o governo Rosalba, que destrói a saúde e a educação e cuja secretária se nega inclusive a negociar com o sindicato estadual. No município, nos organizamos para novos embates com o prefeito Peixoto, que apesar de ter feito várias promessas para o mês de março, ainda está longe de atender as necessidades dos trabalhadores em educação.        

Diretoria do Sinte/RN – Regional de Ceará-Mirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário