quinta-feira, 22 de agosto de 2013

GREVE: Assembleia de avaliação

SERVIDORES DA EDUCAÇÃO DE CEARÁ-MIRIM REALIZAM PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE AVALIAÇÃO DA GREVE

No domingo (25), os trabalhadores saem em carreata. Audiência com o prefeito está marcada para terça-feira (27)


Os servidores da educação de Ceará-Mirim, em greve desde sexta-feira (16), realizaram na manhã de hoje (22) a primeira assembleia de avaliação da greve e planejaram um novo calendário de ações para os próximos dias.

Segundo o comando de greve, formado por cerca de 20 servidores, a greve está crescendo e ganhando o apoio da população. Na assembleia, foi visível o aumento do número de participantes. A mãe de uma aluna da rede municipal, presente na ocasião, chegou a dar um depoimento a favor dos grevistas.

Escolas como Ruy Pereira e Maria Alice suspenderam 100% de suas atividades. Outras estão parcialmente paradas, como Mário Pinheiro, Júlio Sena e Menino Jesus. Na escola Antonieta Varela, a paralisação das merendeiras obrigou a direção a preparar as merendas. “Coisa linda ver a diretora e a vice diretora com a barriga no fogão”, afirmou uma das merendeiras em greve.

Por causa da falta de profissionais para preparar as merendas, muitas escolas foram obrigadas a parar. “Eu quero parabenizar os auxiliares de serviços gerais e as merendeiras pela verdadeira lição de classe que elas estão nos dando nessa greve. Elas sozinhas foram capazes de fazer escolas inteiras pararem”, afirmou José Farias, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), regional de Ceará-Mirim.

AGENDA DA GREVE

A categoria aprovou uma série de ações que devem acontecer nos próximos dias, entre elas piquetes diários na frente das escolas que ainda resistem à greve.

Na tarde de hoje (22), o comando de greve está reunido com pais de alunos no CEI Menino Jesus. No domingo, os servidores sairão em carreata até a comunidade de Massaranduba, zona rural de Ceará-Mirim, onde farão ato público e panfletagem. A concentração será às 8h, em frente ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

Na terça-feira (27), às 9h, a categoria se encontra para mais uma audiência com o prefeito Antônio Peixoto (PR), a primeira após a greve. Na reunião, que acontecerá na sede da prefeitura, os grevistas esperam ter a pauta de reivindicação atendida.

Os servidores estão lutando por 1/3 de hora atividade, pelo plano de cargos e carreiras, pela atualização das promoções horizontais e por vários outros tópicos que compõem a extensa pauta de reivindicação. Eles ainda denunciam as péssimas condições estruturais das escolas, a baixa qualidade das merendas, a insuficiência de transporte para alunos e professores e o assédio moral, que oprime os servidores nos locais de trabalho.


AGENDA COMPLETA DA GREVE (22/08 – 30/08)


Quinta-feira (22/08)

13h - Reunião com pais no CEI Menino Jesus

Domingo (25/08)

8h - Carreata da educação até Massaranduba (Concentração: SAAE)

Segunda-feira (26/08)

8h30 - Participação na assembleia da rede estadual (E. E. Winston Churchill, Natal)
19h30 - Reunião com outras entidades e servidores públicos de Ceará-Mirim, para a organização do Fórum Municipal de Lutas (Local: sede do Sinte-RN regional de Ceará-Mirim).

Terça-feira (27/08)

8h - Ato público na praça da prefeitura
9h - Audiência com o prefeito Antônio Peixoto (PR)

Quinta-feira (29/08)

8h30 - Debate da Educação em Luta. TEMA: "O atual momento político brasileiro e as manifestações de rua" (Local: E. E. Ubaldo Bezerra)

13h30 - Debate da Educação em Luta. TEMA: "A crise da escola pública no Brasil e as lutas dos trabalhadores em educação" (Local: E. E. Ubaldo Bezerra)

Sexta-feira (30/08)


9h - Assembleia dos Trabalhadores em Educação de Ceará-Mirim (Local: E. E. Ubaldo Bezerra)

Veja mais fotos da assembleia:











Nenhum comentário:

Postar um comentário