terça-feira, 27 de agosto de 2013

GREVE: Ocupação da prefeitura

SERVIDORES DA EDUCAÇÃO EM GREVE OCUPAM PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM

Nova audiência com a categoria foi marcada para amanhã, na casa do prefeito


Cerca de 80 servidores da educação de Ceará-Mirim ocuparam, por volta das 11h, o gabinete da prefeitura municipal. A categoria entrou em greve no dia 16 de agosto e hoje (27) tinha uma audiência agendada com o prefeito Antônio Peixoto, às 9h. Porém, para a surpresa dos servidores, o prefeito não compareceu à reunião e disse que não receberia os trabalhadores enquanto eles mantivessem a greve.

O recado - dado pelo assessor jurídico da prefeitura, Pedro Avelino; pela secretária municipal de educação, Ângela Aquilo; e pela chefe de gabinete, Luíza Moreira (enviados pelo prefeito à reunião) - causou a revolta dos servidores, que garantiram permanecer no local até que Peixoto negociasse pessoalmente.

A prefeitura ainda adiantou que, caso a greve continue, irá entrar com os meios legais para resolver o problema. Os servidores discordaram desse posicionamento: “é uma total falta de respeito com a gente. Essa já é a 3ª audiência que o prefeito desmarca. Nós também temos nossos meios legais e sabemos que a greve é legítima. Se o prefeito estivesse interessado em resolver os problemas da educação, ele seria o primeiro interessado a dialogar conosco”, afirmou José Farias, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), regional de Ceará-Mirim.

O Sinte-RN pediu à chefe de gabinete que ligasse para o prefeito e tentasse viabilizar uma solução. Ela se negou a atender o pedido. Porém, minutos depois, trouxe a notícia de que Peixoto se encontrava na sede do Incra, em Natal, e que posteriormente teria uma reunião na Secretaria Estadual de Educação.

Diante do impasse, uma comissão formada pelo comando de greve, o sindicato e 3 representantes da base, se dirigiram à Câmara de Vereadores para tentar falar com o presidente da casa, o vereador Renato Martins, que não se encontrava. No lugar, os servidores conversaram com o vice-líder do prefeito, vereador Clécio Júnior.  O vereador mediou a reabertura das negociações e o prefeito concordou em receber a categoria amanhã (28), às 8h, em sua própria residência.

Os servidores aceitaram a proposta e concordaram em desocupar o prédio, mas almoçarão no local. Cerca de 60 quentinhas foram distribuídas aos servidores, que fazem neste momento a refeição no gabinete do prefeito.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

Há duas semanas, os servidores da educação estão mobilizados, realizando assembleias, atos públicos e entregando ofícios à prefeitura. A pauta de reivindicações, que antes tinha 30 pontos, foi reduzida para apenas 14, na tentativa de que a prefeitura atendesse os problemas mais urgentes.


Os servidores estão lutando por 1/3 de hora atividade, pelo plano de cargos e carreiras, pela atualização das promoções horizontais e por vários outros tópicos que compõem a extensa pauta de reivindicação. Eles ainda denunciam as péssimas condições estruturais das escolas, a baixa qualidade das merendas, a insuficiência de transporte para alunos e professores e o assédio moral, que oprime os servidores nos locais de trabalho.

Veja mais fotos da "audiência", da ocupação e da reunião com o vereador Clécio Júnior:










Nenhum comentário:

Postar um comentário