terça-feira, 20 de julho de 2010

São Gonçalo do Amarante

Trabalhadores protestam em frente à Escola 1º de Maio

Na manhã de hoje (20), trabalhadoras da educação, junto com os Núcleos do Sinte e do Sindsaúde, realizaram um ato público em frente à Escola Municipal 1º de Maio, no bairro de Jardim Lola. A manifestação denunciou as péssimas condições de trabalho, a falta de professores e a má qualidade da merenda.

Professoras em frente à Escola 1º de Maio

De acordo com a professora Iaponira Peixoto, que trabalha há 19 anos na escola, há estagiários assumindo salas de aula no lugar de professores. "Atualmente aqui na escola faltam professores, e nós temos duas estagiárias no turno da manhã assumindo salas de aula sozinhas. Além disso, também temos necessidade de vigia na escola. Fui informada hoje pela direção que o porteiro daqui também trabalhará como vigia. Ou seja, em desvio de função", afirma a professora.

Iaponira também disse que o vigia não terá adicional noturno. "Perguntei à direção se ele teria direito ao adicional noturno. E a resposta foi não.", conta ela.

Ainda segundo a professora, as crianças do 1º de Maio estão fazendo as refeições no chão do pátio da escola. "Não há cadeiras nem mesas onde as crianças possam faz as refeições. Elas comem no chão. Além da falta de higiene, tem também a falta de respeito e a má qualidade da merenda. Elas têm direito a comer em um lugar digno.", relata Iaponira.

Cristiane Nunes, diretora do Sinte

Para Cristiane Nunes, diretora do Sinte, essa é uma realidade de muitas escolas de São Gonçalo. "A situação precária das escolas e dos trabalhadores são constantes no município. Na semana passada um professor denunciou o fato de crianças comerem no chão na Escola Maria de Lourdes. O descaso com a educação é uma política aplicada sem remorsos pelo prefeito Jaime Calado.", denuncia a diretora.

Veja abaixo entrevista da professora Iaponira Peixoto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário