terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Educação

Sindicato se reúne com professores e traça planos para enfrentar desconto nos salários

A Regional do Sinte/RN de Ceará-Mirim se reuniu na manhã desta terça-feira (8) com um grupo de professores que teve o salário de janeiro descontado pelo prefeito Antônio Peixoto (PR), em função da greve realizada no ano passado. A reunião ocorreu na sede do sindicato e também contou com a presença de diretores do Sinte/RN Estadual. Muitos trabalhadores da educação de Ceará-Mirim receberam descontos nos salários por não aceitarem a forma de reposição de aulas imposta pela Prefeitura. Alguns professores, inclusive, tiveram todo o salário descontado. A Prefeitura queria que os servidores trabalhassem durante o mês de janeiro.

O diretor da Regional de Ceará-Mirim, Zé Roberto, disse que a decisão do prefeito não passa de uma punição aos trabalhadores. "Como se não bastasse o fato de negar reajuste salarial para a categoria e deixar as escolas entregues às baratas, o prefeito Peixoto ainda pune aqueles que ousaram defender a escola pública de todo o abandono dessa gestão. Inclusive, o desconto nos salários é abusivo, já que os professores fizeram a reposição das aulas, conforme deliberado em assembleia da categoria.", destacou Zé Roberto.

A reunião entre o sindicato e os professores traçou alguns planos para enfrentar os descontos nos salários dos trabalhadores. Os advogados do Sinte/RN Estadual vão entrar na justiça com um pedido para que a Prefeitura pague imediatamente os valores descontados, argumentando que a reposição de aulas já aconteceu. Uma audiência com a Secretaria de Educação foi marcada para o próximo dia 16, quarta-feira. Os professores e o sindicato tentaram conseguir a reunião ainda para esta terça-feira, mas a secretária de educação se negou a atender a categoria sem hora marcada, mesmo o problema sendo uma urgência.

Uma campanha de ajuda financeira também será realizada para auxiliar os professores que tiveram descontos nos salários. O Sinte de Ceará-Mirim irá solicitar empréstimos junto a outros sindicatos do RN com o objetivo de "aliviar" a situação dos professores. Além disso, haverá ainda uma grande campanha de denúncia contra os ataques do prefeito Antônio Peixoto sobre os trabalhadores e o povo de Ceará-Mirim. O primeiro protesto está marcado para este sábado, dia 12, às 9 horas, na feira da cidade.

Abaixo, diretor do sindicato denuncia desconto de salário. Veja o vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário