terça-feira, 12 de abril de 2011

Municípios

NÚCLEOS DA REGIONAL DE CEARÁ-MIRIM ENFRENTAM ATAQUES DE PREFEITURAS

No dia 31 de março, houve uma audiência com a prefeita de Pureza, Soraya Santana (PSDB). Na ocasião, o Núcleo do Sinte no município cobrou o reajuste de 15,8% no piso nacional dos professores, aprovado em janeiro.

A Prefeitura afirmou que há dinheiro para fazer a atualização dos salários. Mas disse, também, que não poderia conceder o reajuste porque já ultrapassou o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede as Prefeituras de gastar mais de 60% com pessoal.

A prefeita Soraya Santana ofereceu um reajuste de 6% para abril e sugeriu que o sindicato voltasse a negociar em maio. Não foi aceito. Como se vê, a Lei de Responsabilidade Fiscal serve apenas para impedir que os trabalhadores tenham melhores condições salariais.

Essa lei é tão injusta que até impede o cumprimento de um direito dos professores. Diante da situação, o Núcleo do Sinte de Pureza decidiu convocar uma assembleia até o dia 8 de abril para discutir a possibilidade de indicativo de greve.

Ielmo Marinho

Em Ielmo Marinho, a situação continua a mesma. Desde o ano passado, o prefeito Germano Patriota (PMDB) não atualiza as promoções horizontais (letras) dos professores, além de também não ter corrigido o piso nacional em 15,8%. Existem, ainda, denúncias de que houve aumento nos dias letivos obrigatórios do município, tendo passado para mais duzentos.

Como se não bastasse, o ônibus que transporta alunos e servidores de Ceará-Mirim para Ielmo Marinho continua lotado, colocando em risco a segurança dos passageiros. O ônibus também serve para conduzir a população e trabalhadores de fábricas. O prefeito Germano Patriota tem conhecimento e ainda não resolveu o problema.

Maxaranguape

Os professores de Maxaranguape também não receberam o reajuste de 15,8% do piso nacional e a merenda piorou bastante, chegando a faltar vários itens do cardápio. Para completar, o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração não foi implantado e ainda existem escolas em que não há direção. Já em Maracajau uma escola – das duas do distrito – está com as salas superlotadas, banheiros quebrados e trabalhadores sem receber quinquênios.

O Sinte de Ceará-Mirim fará reunião com a direção da Regional para discutir e enfrentar os problemas citados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário