sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A Educação parou geral!

EDUCADORES PARALISAM ATIVIDADES EM CINCO MUNICÍPIOS DO RN E PROTESTAM EM CEARÁ-MIRIM

Educadores protestaram em Ceará-Mirim.
Os trabalhadores em educação pública de Extremoz, Ielmo Marinho, Maxaranguape, Pureza e Ceará-Mirim realizaram nesta sexta-feira, dia 23, uma paralisação geral das atividades escolares nos cinco municípios. Organizados pelo Sinte/RN de Ceará-Mirim e núcleos regionais, educadores representantes destas cidades também fizeram um protesto no centro de Ceará-Mirim, em frente à Prefeitura. 

A paralisação e o ato público foram motivados pela grave situação que se abate sobre a educação pública na região. Entre os principais problemas denunciados pelos trabalhadores, destacam-se o atraso nos salários (principalmente dos professores e funcionários contratados), o não pagamento integral do Piso Nacional dos professores e o descumprimento do Plano de Cargos e de acordos de greves, além da irregularidade na merenda e no transporte escolar.

Durante a manifestação os professores denunciaram os prefeitos e prefeitas responsáveis pelo caos nos serviços públicos e distribuíram panfletos para esclarecer a população. Faixas e placas também foram usadas para reclamar direitos desrespeitados e reformas nas escolas. Os prefeitos Antônio Peixoto (Ceará-Mirim), Klauss Rego(Extremoz), Germano Patriota (Ielmo Marinho) e as prefeitas Soraya Santana (Pureza) e Neidinha (Maxaranguape) foram alvos das críticas dos servidores, que não tiveram medo de apontar todas as irregularidades das prefeituras e o descaso com a educação pública.

Zé Roberto, do Sinte/RN
Para o Sinte/RN de Ceará-Mirim, os educadores não devem depositar nenhuma confiança nos atuais gestores e nos próximos que assumirem em 2013. “Se depender dos governos eleitos, nada vai mudar. Na campanha, esses mesmos candidatos fizeram promessas e disseram que resolveriam os problemas, pelos quais eles são os únicos responsáveis. Mas depois das eleições, esses governos só trazem ataques e descaso. Não vão resolver o caos na educação e nos demais serviços porque vão usar o dinheiro público para pagar suas contas de campanha com os empresários que os financiaram.”, denunciou José Roberto, diretor do Sinte/RN.

Ana Célia: "permanecer vigilante."
Embora os trabalhadores não tenham encontrado o prefeito Antônio Peixoto (PR) para tentar uma audiência, a paralisação e o ato público foram apenas uma mostra de que os educadores não estão dispostos a aceitar o abandono das escolas e o não cumprimento de direitos básicos. “O sindicato vai permanecer vigilante, não aceitaremos de braços cruzados os desmandos de prefeitos e prefeitas. Estaremos na luta, enfrentando os ataques e mobilizando os trabalhadores para impedir que esses governos desrespeitem nossos direitos.”, concluiu Ana Célia, diretora do sindicato. 

Abaixo, veja outras fotos da manifestação.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário