sexta-feira, 8 de março de 2013

8 de março!

CHEGA DE VIOLÊNCIA FÍSICA E PSICOLÓGICA CONTRA AS MULHERES! APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA E AMPLIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO!

A violência é a expressão brutal da ideia de dominação do homem sobre a mulher. Essa ideologia é construída pelo sistema capitalista que vê na exploração das mulheres pobres e trabalhadoras uma forma de superexplorar a força de trabalho da classe trabalhadora. Ainda que nossa luta conquiste políticas de Estado que amenizem a violência, é necessário eliminar do mundo a ideologia machista que nos inferioriza, nos domina, nos explora e nos mata.

Metade das mulheres já sofreu algum tipo de violência doméstica no Brasil! As mulheres negras são as maiores vítimas. As lésbicas sofrem a lesbofobia e o estupro corretivo. No trabalho, estamos submetidas ao assédio moral e sexual de chefes que assediam, humilham e inferiorizam.

A violência atinge todas as mulheres da sociedade: as trabalhadoras, negras e pobres são as que mais sofrem com a falta de políticas públicas. É necessário ter emprego, saúde, educação, moradia, salário digno. Só assim é possível garantir autonomia para que as mulheres não continuem sendo vítimas dos agressores.

O Rio Grande do Norte ocupa a 17ª posição entre os estados com maiores índices de assassinatos de mulheres. A Lei Maria da Penha é um avanço, porém, o atendimento e proteção às vítimas são precários, pois os governos não destinam recursos para a efetiva aplicação da lei.

É urgente o aumento das delegacias da mulher (DEAM's), pois só existem 5 no RN. Elas não funcionam nos finais de semana e nem à noite, ou seja, nos horários em que as mulheres são mais agredidas. Também são necessárias as casas-abrigo, profissionais capacitados e centros de referência.

Defendemos:
# Aplicação da Lei Maria da Penha e ampliação da proteção! 
# Nenhuma reforma do Código Penal que ataque conquistas!
# Não às reformas da Previdência e trabalhista que retiram direitos das trabalhadoras!
# Creches em período integral a todas as mulheres e crianças!
# Pela descriminalização e legalização do aborto!
# Fim da violência obstétrica! Direito ao parto humanizado!
# Não ao racismo, homofobia e lesbofobia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário