quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º de Maio - Dia do Trabalhador


PARABÉNS, TRABALHADOR! UNIDOS SOMOS MAIS FORTES!









No dia 1 de maio, comemora-se o Dia Mundial do  Trabalho, um símbolo da luta dos trabalhadores por respeito, dignidade e melhores condições de trabalho, contra a exploração e os abusos cometidos diariamente por patrões e por toda a máquina que move o sistema capitalista.

A data foi criada oficialmente na Segunda Internacional Socialista, na Paris de 1889, em memória dos manifestantes mortos em Chicago (Estados Unidos), no ano de 1886, durante um conflito envolvendo a polícia e os trabalhadores daquela cidade industrializada. Tudo isso porque no dia 1 de maio do mesmo ano milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.

Hoje, mais de um século depois, nós trabalhadores ainda somos vítimas desse sistema de trabalho que precariza nossas vidas, quando os governos, a começar por Dilma (PT), priorizam as grandes empresas e o sistema financeiro, reduzindo investimentos e direitos para os serviços públicos. Aqui em nossa cidade os trabalhadores de um modo geral covivem com o sucateamento dos serviços públicos e atraso nos salários. Os da educação sofrem diariamente, com os salários rebaixados e assistem todos os dias a negação de seus direitos, como licença, promoções, gratificações, entre outros. O ano letivo de 2013 começou com turnos de escolas sendo fechados  acarretando superlotação nas salas; continuam os problemas de falta de merenda, e estrutura nas escolas. A prefeitura, ao invés de realizar concurso  público e as eleições para direções de escolas, assegurando mais democracia e menos autoritarismo, encaminha para a Câmara  um Projeto de Lei municipalizando a previdência, o que para nós é na verdade um processo de privatização. Esta mudança trará dentre outras coisas, o aumento da contribuição previdenciária,demonstrando com isso que não vem trazer nenhuma melhoria para os servidores municipais.

Nós do SINTE parabenizamos a vocês, trabalhadores em educação, pois é o seu trabalho, ainda que enfrentando péssimas condições que tem mantido de pé a escola pública.Pela sua  persistência e compromisso, vocês merecem as nossas congratulações.  Lutamos todos os dias para ter nossos direitos de trabalhador respeitados e convocamos você, a se engajar nessa luta! O Dia Mundial do Trabalho é, antes de tudo, um dia para lembrar que unidos somos mais fortes! Parabéns, trabalhador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário