quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Caos

Mais de 80 pacientes nos corredores do Walfredo Gurgel

O quadro encontrado pela Promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Iara Maria Pinheiro de Albuquerque, esta semana no Hospital Walfredo Gurgel foi de 81 pacientes internados em macas nos corredores e 14 pacientes sem acesso a leitos de UTI. Além disso, no dia da visita (última segunda-feira, 13) a Diretora da Unidade de Gerenciamento de Vagas informou que havia pelo menos dois pacientes necessitando, naquele momento, de oxigênio e o hospital não dispunha de mais nenhum ponto de oxigênio para atendê-los.

“O quadro é desolador, de muita agressão e violação de direitos mais básicos das pessoas”, afirma Iara Pinheiro. No seu relatório de visita ela alerta para o agravamento da situação do hospital ao lembrar que em março não havia sequer um paciente no corredor, enquanto que em julho já haviam 24 e agora chegando a 81.

Como forma de sensibilizar o Poder Público sobre a grave situação do HWG, a Promotora de Justiça encaminhou cópia do relatório de visita ao Governador do Estado, à Prefeita de Natal, aos Secretários Estadual e Municipal de Saúde de Natal, para todos os Diretores Gerais dos hospitais estaduais de Natal e da região metropolitana, ao SAMU Natal e Metropolitano; ao CRM e Conselhos Estadual e Municipal de Saúde de Natal; e aos Presidentes da Assembléia Legislativa e Câmara de Vereadores. Além disso, ela solicitou aos Promotores de Justiça das comarcas de Mossoró, Caicó, Currais Novos, Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim um pedido para que investiguem os entraves para que esses municípios efetivamente prestem atendimento de internação hospitalar aos seus próprios usuários nas áreas de Ortopedia, Atenção Neurológica e urgência e emergência Cardio-Vascular de baixa e média complexidade; pois o encaminhamento de pacientes para atendimento em Natal nessas áreas, contribui decisivamente para superlotação de pacientes internados no HWG.

Durante a visita a Promotora de Justiça discutiu, ainda, os problemas relativos ao desabastecimento do hospital, que apresenta falta de diversos medicamentos e insumos.

Fonte: Ministério Público do RN - 15/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário