sábado, 22 de janeiro de 2011

Tarifa de ônibus

Reajuste de Natal fica acima da inflação

O reajuste de 10% na tarifa de transporte urbano de Natal – que entra em vigor hoje – é o sexto maior registrado entre as 12 cidades brasileiras que, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), aumentaram os valores da tarifa nos dois últimos meses. A própria Semob publica em seu site uma listagem onde Natal aparece com o reajuste de 10%, ficando atrás apenas de São Caetano (SP), Diadema (SP), São Paulo (SP), Joinville (SC) e Ijuí (RS) , que tiveram reajustes entre 10,5% e 19%.

O aumento anunciado de 10% fica bem acima da inflação (IPCA) que acumula um índice de 7,7% nos últimos 18 meses (quando anunciado o último aumento em julho de 2009).

O aumento foi recebido com surpresa e revolta pelos usuários do sistema de Natal. Nos pontos de ônibus do centro da cidade e Alecrim, poucas pessoas sabiam da decisão do prefeito em exercício, Paulinho Freire, que assinou decreto autorizando o aumento na noite da quinta-feira passada. Usuários julgam o novo valor como abusivo e um desrespeito ao trabalhador.

A prefeita licenciada, Micarla de Sousa (PV), afirmou em novembro de 2009, durante a crise que culminou na exoneração do então secretário de Mobilidade Urbana, Renato Fernandes, que os custos repassados aos usuários só sofreriam reajustes se houvessem melhorias significativas no sistema de transporte coletivo urbano, o que é hoje questionável.

O decreto que autoriza o aumento da passagem a partir deste sábado foi publicado no Diário Oficial do Município ontem. “Não sou de acordo. A infraestrutura dos transportes é péssima, as empresas não oferecem linhas de ônibus suficientes e não há, no mínimo, segurança dentro dos coletivos”, comenta a empregada doméstica Carmem Célia da Rocha, mooradora do bairro Cidade Nova, na Zona Oeste.

Um dos argumentos utilizados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), através do seu titular, Marco Antônio dos Santos, é a instalação de sistemas de localização via satélite (GPS) em toda a frota. Além disso, mais 24 novos ônibus serão incorporados às linhas que circulam na capital de acordo com a necessidade apontada pela própria Semob aos empresários do setor. Não existe, entretanto, data definida para a implementação das “novidades”.

Fonte: Informações de Tribuna do Norte - 22/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário