quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Movimento

CAMPANHA PELOS 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO SERÁ LANÇADA EM NATAL NESTA QUINTA

Nesta quinta-feira, dia 18, será lançada em Natal a Campanha pelos 10% do PIB Já para a Educação. O evento é parte da Jornada Nacional de Lutas e vai promover um debate sobre o tema, marcado para as 15 horas, no auditório do NEPSA, no Setor 1 da UFRN. Representante das lutas pela educação pública, a professora Amanda Gurgel estará no lançamento da campanha, defendendo a aplicação imediata dos 10% do PIB no ensino público. Ela ainda viaja para Salvador, no dia 20, onde também fará o lançamento da campanha. A rejeição ao PNE (Plano Nacional da Educação) proposto pelo governo Dilma é outro ponto presente na pauta da campanha.

Entre os dias 17 e 26 de agosto, ocorre a Jornada Nacional de Lutas do movimento sindical, popular e estudantil. A atividade está sendo convocada por diversas entidades, entre elas a CSP-Conlutas e a ANEL. Várias categorias de trabalhadores já estão organizando suas campanhas salariais, o movimento sem terra segue lutando pelo assentamento de famílias e contra a violência e o fechamento das escolas no campo, além da realização de ocupações de trabalhadores sem-teto que fortalecem a luta por moradia. Durante a jornada de luta, ocorrerão protestos em muitos estados do Brasil, entre eles o Rio Grande do Norte, no dia 19. No dia 24, uma grande Marcha será realizada em Brasília para defender os 10% do PIB para Educação.

Defesa da educação
Em 2001, o Governo Federal propôs um Plano Nacional da Educação, com bonitas metas a serem cumpridas até 2010. Mas tudo não passou de palavras vazias quando 2/3 do que foi proposto sequer foi cumprido. O motivo? O governo propunha um investimento de 7% do PIB na educação, e nem chegou aos 5%. Agora, com o novo PNE, de novo repete a meta dos 7%, quando o próprio ministro da educação já disse ser muito difícil chegar a esse índice. No Brasil, há um atraso histórico na educação, e o governo pretende ampliar esse atraso para 20 anos com o novo PNE, o que vai afetar a vida de uma geração inteira.

Por isso, o grande desafio da juventude brasileira ao longo desse semestre será lutar contra a aprovação deste Plano Nacional da Educação do governo Dilma. Ele busca sistematizar e transformar em política de estado os principais projetos educacionais aprovados pelo governo Lula, como o REUNI, o ENEM, o PROUNI, o ensino à distância, o ENADE, etc. Um verdadeiro PNE deveria defender a garantia de uma educação pública e de qualidade para toda a juventude, desde o ensino básico até o superior.

Portanto, o objetivo deve ser acabar com analfabetismo, a evasão escolar, expandir as vagas das universidades públicas para a juventude ter acesso ao ensino, com garantia de assistência estudantil e boas condições de trabalho para professores e funcionários. Mas para isso é preciso ampliar de imediato o investimento em educação pública para 10% do PIB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário