quarta-feira, 7 de março de 2012

Abandono da educação

SINTE DE CEARÁ-MIRIM VISITA ESCOLAS EM IELMO MARINHO E CONSTATA SITUAÇÃO DE ABANDONO

A direção do Sinte de Ceará-Mirim visitou, nos dias 15 e 16 de fevereiro, mais de 60% das escolas do município de Ielmo Marinho com o objetivo de observar os diversos problemas que os trabalhadores em educação estão enfrentando neste início de ano. E não foi difícil encontrar muitos exemplos do descaso da Prefeitura com o ensino público da cidade. Um levantamento feito pelo sindicato nas escolas visitadas apontou a ausência de itens essenciais, como bebedouros, material didático, carteiras e material de limpeza.

O Sinte ainda constatou a falta de computadores, impressoras e até mesmo de mimeógrafo, o que impede a realização do trabalho dos professores. Sem falar nos muitos problemas de infra-estrutura, iluminação e espaço precários. Para piorar a situação, segundo informações não oficiais, os recursos federais do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) estão suspensos para o município em função da não prestação de contas da Prefeitura de Ielmo Marinho.

A Escola Municipal Manoel Rodrigues, na comunidade de Quermissol, por exemplo, sofre com a falta de material didático, carteiras e mesas. Em Cantos das Moças, na Escola Municipal Maria Ivone Moreira, as condições são ainda mais dramáticas. Há pneus amontoados no banheiro dos funcionários, não existe energia elétrica na sala do ensino infantil nem descarga no banheiro dos alunos e o piso está com buracos.

Mas o caso mais escandaloso – se é que isso é possível – foi encontrado na Escola Municipal Francisca Inácio de Melo e Silva. Além da falta de material didático, carteiras e mesas, a unidade não possui pia nos banheiros e ainda acomoda alunos de séries diferentes numa mesma turma. Para se ter uma ideia do atraso e do descaso, o único material tecnológico que existe na escola foi trazido pelo próprio diretor. Uma máquina de datilografia.

Esses são apenas alguns exemplos da situação do ensino público em Ielmo Marinho. O conjunto da realidade educacional imposta pelo prefeito Germano Patriota é ainda pior.

Depósito de pneus - banheiros dos funcionarios - E.M. Maria Ivone Moreira - Cantos da Moças

Banheiros sem descargas na E.M. Maria Ivone Moreira - Cantos da Moças

Faltam cadeiras na E.M.Manoel Rodrigues - Quermissol

E.M Josina Pereira de Messias - Riacho do Meio - esgoto da pia ao lado da sala de aula

E.M.Câmara Cascudo - Nova Descoberta - esgosto ao lado da escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário