quinta-feira, 1 de março de 2012

Em Natal...

Indicativo de greve: Professores decidem futuro

O primeiro assunto apresentado hoje nas salas de aula das escolas municipais de Natal deve ser a greve do próximo dia 5. Ao contrário dos professores do estado, os magistrados do município decidiram por não adiar o indicativo de greve para o dia 14, e irão votar a paralisação nesta sexta-feira, um dia após o retorno dos alunos das férias. Durante uma assembleia da categoria, na tarde de ontem, foi decidido, mesmo contra a vontade da direção do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte), que a greve será decidida o mais rápido possível em razão do descontentamento dos professores com a proposta da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Na última segunda-feira, o titular da pasta, Walter Fonseca, apresentou para a direção do Sinte uma proposta que apontava 10% de reajuste, dividido em três vezes. Os professores, que pedem aumento de 22,22%, não aceitaram a proposição do Município e optaram pelo indicativo. De acordo com a diretora do Sinte, Fátima Cardoso, o salário de um professor do município é de R$ 1.200 para 20 horas semanais, e R$ 1.400 para 30 horas.

"Se o secretário não apresentar uma proposta satisfatória vai ficar muito difícil", declarou Fátima Cardoso, que se mostrou favorável a esperar mais um pouco pela paralisação. "No nosso ponto de vista é inaceitável a proposta do secretário", declarou a secretária geral do sindicato, Janeayre Souto, mostrando a divisão de opiniões dentro da diretoria do Sinte.

Durante a assembleia, a categoria também ficou bastante dividida sobre quando deveria ser a votação do indicativo de greve. Mas independente de ser no dia 2 ou 14, a opinião dos professores era única sobre as condições de trabalho dos magistrados: insatisfação. "O secretário não deu resposta sobre os outros pontos da pauta", reclamou uma professora. Além disso, o grupo se mostrava revoltado com os 30 diretores exonerados dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que não receberam nenhuma justificativa.

Uma gestora de CMEI informou a reportagem do Diário de Natal que passou o ano de 2011 inteiro recebendo merenda de forma emergencial. "Chegava apenas o recurso federal, que é um complemento, e o da Prefeitura passou o ano todo sem ser repassado. A gente ficou recebendo merenda de forma emergencial, o que prejudicava muito, porque eles não sabiam das nossas necessidades e mandavam o que queriam".

Fonte: Diário de Natal - 01/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário