segunda-feira, 2 de abril de 2012

Nacional

DE QUEM SERÁ A COPA DO MUNDO NO BRASIL?

Os brasileiros sempre foram apaixonados pelo futebol. A Copa em 2014 já desperta enorme expectativa. Mas o Mundial vai beneficiar o povo pobre? Ou vai excluir o povo e encher de lucros os ricaços e políticos corruptos? Infelizmente, está se preparando uma Copa na qual o povo não irá aos estádios. Pior: ela está sendo usada como desculpa para que os pobres fiquem ainda mais pobres e os ricos mais ricos.

A expulsão dos pobres
As cidades brasileiras necessitam de uma reforma urbana para aumentar o número de moradias populares e melhorar os bairros pobres. Para construir 8 milhões de casas populares e acabar com o déficit habitacional, seriam necessários R$ 96 bilhões, menos de 10% do que o governo vai dar para os banqueiros em 2012 (R$ 1,014 trilhão).

Os governos estão fazendo o contrário: expulsando os moradores pobres de suas moradias em regiões centrais, para satisfazer a especulação imobiliária. Isso ocorre em todo o país, e mais ainda nas cidades sedes da Copa. O povo pobre – e negro em sua maioria – está sendo atacado para aumentar o lucro das empresas.

Futebol ou corrupção?
Os ingressos vão ser muito caros e não vai haver meia-entrada para estudantes, desrespeitando as leis brasileiras. Isso significa que só poderemos ver a Copa pela TV, como todas as outras. O governo impediu o controle público das contas das obras, o que vai gerar impunidade total para corruptos e suas obras superfaturadas.

A exploração dos operários
Os estádios estão sendo construídos com operários super-explorados. As construtoras aumentam todo dia os valores cobrados para construir os estádios e pagam uma miséria aos trabalhadores. As empresas impõem um ritmo infernal para garantir os prazos sem contratar mais trabalhadores, o que está gerando muitas e legítimas greves operárias.

Privatização petista
Infelizmente, o governo de Dilma começou a privatização dos aeroportos mais importantes do país. Na campanha eleitoral, o PT atacou o PSDB por suas privatizações, mas agora fez a mesma coisa. Primeiro deixou de investir o necessário na ampliação e modernização dos aeroportos para que os problemas ficassem cada vez maiores, com atrasos e incômodos para os passageiros. Exatamente como fizeram os governos do PSDB com as estatais telefônicas e elétricas, para divulgar a farsa das “estatais ineficientes”. Depois, Dilma entregou os aeroportos, na maior privatização da história dos governos do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário