sexta-feira, 18 de maio de 2012

Educação Pública

IELMO MARINHO: UM MUNICÍPIO ADMINISTRADO COM REPRESSÃO, DESDÉM E POUCA CONQUISTA

Em oito anos, o prefeito de Ielmo Marinho, Germano Patriota, e sua equipe de governo não fizeram outra coisa a não ser reprimir, perseguir e menosprezar os servidores públicos e a população que ousaram questionar a política no município.

Todos sabem que o prefeito não vai à cidade para dar expediente porque administra de um escritório em Natal, deixando os problemas para serem resolvidos por secretários que abusam da autoridade sobre a população. Um exemplo são as atitudes do vereador/secretário de educação José Roberto Dias de Mesquita, que não entende de educação pública, mas atua como um verdadeiro “ditador” para impor a sua vontade, passando por cima das liberdades democráticas ainda existentes no Brasil.

O secretário é muito eficiente para abrir inquérito administrativo, demitir, transferir e descontar salários dos profissionais da educação, mesmo quando estes apresentam atestados médicos ou participam das paralisações que ocorrem nacionalmente em defesa da educação pública. Mas esta eficiência não funciona para construir, ampliar ou reformar as escolas e diminuir a superlotação das salas de aula; fazer funcionar os laboratórios de informática; comprar e entregar a merenda de qualidade; concertar e comprar carteiras suficientes para atender a demanda das escolas e garantir material didático, como livros, cartolinas e coleções.

No início deste ano, vários estudantes começaram as aulas sem carteiras e estudando em uma igreja, como foi o caso dos estudantes da comunidade de Alegria. Os poucos direitos do obscuro Plano de Carreira não são respeitados, a exemplo do 1/6 de férias, do 1/3 da carga horária para atividades extraclasse, das promoções horizontais, do pagamento do Piso Salarial Nacional e do adicional de insalubridade dos profissionais de apoio, como auxiliares de serviços gerais, merendeiros e técnicos administrativos. Eles recebem salários rebaixados e ainda não possuem Plano de Carreira e outros direitos.

O prefeito e o secretário de educação sabem desses problemas através das pautas entregues ano a ano pelo sindicato. Mas nenhuma solução é colocada em prática. O secretário José Roberto evita audiências com o Sinte.

Exigimos:
- Reajuste salarial a todos os trabalhadores em educação já;
- Prestação de contas analítica dos recursos da educação;
- Pagamento integral do Piso;
- Abaixo a repressão aos funcionários da educação;
- Liberdade de expressão e organização dentro das escolas;
- Plano de Cargos e Salários para funcionários das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário