sábado, 27 de março de 2010

Greve

Sindicatos protestam contra Jaime Calado no Centro de Natal
Manifestação reuniu trabalhadores da saúde e educação de São Gonçalo do Amarante

O Calçadão da Rua João Pessoa, no Centro de Natal/RN, recebeu na tarde de hoje (26) um protesto de trabalhadores da saúde e educação de São Gonçalo do Amarante/RN. A atividade reuniu cerca de 70 pessoas e teve o objetivo de denunciar o prefeito do município, Jaime Calado (PR), que desde o ano passado ataca os direitos dos servidores e da população em geral. A manifestação também fazia parte do calendário de atividades do Sindicatos da Educação de Ceará-Mirim e de São Gonçalo, cujas categorias estão em greve há 22 dias.

Entre as entidades sindicais que participaram para prestar solidariedade, estavam a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas/RN), o Núcleo do Sindsaúde de São Gonçalo e a Regional do Sindicato da Educação de Umarizal. Utilizando faixas, bandeiras e panfletos, os manifestantes denunciaram o abandono da educação pública, o trabalho precário na saúde e a intransigência de Jaime Calado em negociar a pauta da greve dos professores e funcionários de São Gonçalo.


Além disso, durante o ato, o diretor do Sinte/RN de Ceará-Mirim também denunciou o prefeito Antônio Peixoto (PR), que não atende as necessidades dos trabalhadores da educação do município e desrespeita a população com o abandono das escolas.

A diretora do Núcleo do Sindsaúde, Elineusa, acusou Jaime Calado de impedir o acesso do povo de São Gonçalo aos serviços de saúde. A acusação tem como base o fato de a prefeitura cobrar das pessoas um comprovante de residência no próprio nome para poder receber atendimento especializado no município.

Alexandre Guedes, da Conlutas, e Gabriel da Costa, do Sinte de Umarizal, também defenderam a greve da educação em Ceará-Mirim e São Gonçalo, além de alertarem os trabalhadores para não confiarem nos seus respectivos governos.

Ao final do protesto, os manifestantes demonstraram muita disposição para continuar lutando por direitos, serviços públicos de qualidade e contra todos os ataques aos interesses do povo e da classe trabalhadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário