quarta-feira, 10 de março de 2010

Nota da Direção do Sinte/RN de Ceará-Mirim

É HORA DE ORGANIZAR E FORTALECER O MOVIMENTO PELA ESCOLA PÚBLICA E NA DEFESA DOS NOSSOS DIREITOS


A história sempre mostrou que as conquistas dos trabalhadores só vêm com luta. No Brasil e no mundo, a todo instante, a classe trabalhadora precisa responder aos ataques desferidos pelos governos, que se manifestam na retirada de direitos, no rebaixamento de salários, na falta de condições de trabalho, por mais democracia, contra a opressão, etc. Isto se percebe na saúde, na segurança, na educação e em vários outros setores. São Paulo, Paraíba, Fortaleza, foram ou estão sendo palco de lutas dos trabalhadores em educação.

Aqui no Rio Grande do Norte não foi diferente e também iniciamos o ano com várias greves: Rede estadual e município de Natal, São Gonçalo do Amarante e Ceará - Mirim. Aqui iniciamos o movimento grevista pelo descaso com que a prefeitura vinha tratando os trabalhadores em educação, não atendendo às suas reivindicações, sem política de valorização profissional e salarial e, por último, impondo aos trabalhadores um Plano de Carreira com esses mesmos objetivos.

APENAS COMEÇAMOS. É IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS

A greve na rede municipal de educação começou há menos de oito dias e já tivemos uma audiência. Porém, ainda não avançamos. Na última audiência, no dia 08, retomamos pontos pendentes da greve passada, sobre os quais o prefeito Antônio Peixoto já havia se posicionado, feito acordo que não foram cumpridos e outros que não foram sequer respondidos.

Observa-se mais uma vez a repetição de “vamos fazer, estamos providenciando” ou coisa parecida. Sobre a política salarial nada foi discutido, porque a Prefeitura vai concluir um levantamento para ser apresentado na próxima audiência, que acontecerá quarta-feira, dia 17. Para nós o problema não é de tempo, nem de falta de recursos, mas sim de prioridade e vontade política, pois desde o ano passado que a Prefeitura nos deve uma proposta de reajuste.

Por isso é necessário avançar no sentido de arrancar da prefeitura uma proposta que solucione o problema de rebaixamento salarial, além de outros já constatados por nós. Porém, só podemos avançar se aumentarmos a greve, paralisando as atividades, conversando com a população e, particularmente, com os pais sobre a nossa situação. Para fortalecer o nosso movimento é necessária a participação de todos, pois isto é o que vai fazer com que o prefeito atenda as nossas reivindicações.

Para as escolas que funcionam com contratados propomos que estas paralisem as atividades em apoio às nossas negociações e nada de substituir professor, pois um dia o contratado (a) poderá ser um trabalhador efetivo e precisará do apoio dos outros. Não pode ser que a necessidade pessoal ou o apoio ao governo sejam maiores do que a solidariedade entre uma mesma classe de trabalhadores, onde todos são explorados pelo mesmo patrão. Todos à luta, pois para conquistar é preciso lutar.

Coordenação do Sinte/RN - Regional de Ceará-Mirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário