quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Processo eleitoral

A CAMPANHA ELEITORAL PARA A COORDENAÇÃO DO SINTE-RN, REGIONAL DE CEARÁ-MIRIM, JÁ COMEÇOU


Esta semana, a única chapa inscrita para concorrer às eleições para a coordenação do Sinte-RN regional de Ceará-Mirim deu início à sua campanha eleitoral. A partir da próxima semana, a chapa 'Avançar na Luta com Renovação' irá percorrer as escolas que fazem parte da regional, levando folhetos com as propostas para a próxima diretoria do sindicato e conversando com os trabalhadores.

Lembramos que as eleições ocorrerão no dia 4 de dezembro e é de extrema importância a participação dos servidores. Mais adiante, informaremos como será o esquema de votação, já que teremos urnas móveis que percorrerão as escolas e outras que serão em locais fixos. Aguardem por mais informações.

CONFIRA AS PROPOSTAS DA CHAPA 'AVANÇAR NA LUTA COM RENOVAÇÃO':


APRESENTAÇÃO DA CHAPA

Há décadas a educação pública vive uma visível falência e abandono por parte dos governos federal, estaduais e municipais, para quem os serviços públicos nunca foram prioridade. As propagandas oficiais falam de melhorias na educação e pregam um compromisso dos governantes que não se vê na prática. O que vemos são escolas deterioradas, falta de verbas ou atrasos constantes, falta de materiais básicos e até de professores como ocorre constantemente na rede estadual.

Enquanto na mídia e nos discursos do governo Dilma todo professor recebe um piso nacional de qualidade, a realidade nos mostra o contrário.  A Lei do Piso não é respeitada por nenhum governo, nem em relação aos valores que deveriam ser pagos, nem na carga horária apresentada em seu texto. Sem falar que no grande prejuízo que ela trás ao conjunto da categoria, pois exime os governantes de concederem reajuste salarial para todos. Assim, temos visto a categoria enfrentar todo tipo de ataque, enquanto a CNTE e o SINTE-estadual se negam a enfrentar a situação com a dureza necessária, por serem do mesmo partido que governa o país e, portanto, define a sua política educacional.

 O governo de Antônio Peixoto (PR), até mesmo para aplicar a Lei do Piso, só tem se movido depois de muita mobilização e denúncia. Somente assim tem sido possível conseguirmos pequenas conquistas para os trabalhadores em educação. Temos que lutar contra o arrocho salarial, contra perseguição, por direitos que são negados, por melhores condições de trabalho, por merenda nas escolas, enfim, pelas mínimas coisas. Tudo isso sem deixar de lado a consciência de que existe uma luta maior de todas que é a luta de classes, a luta por uma transformação social. Tudo isso sob as orientações políticas da CSP-Conlutas, alternativa de central sindical e popular que se contrapõe ao governismo da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

É neste cenário que apresentamos a nossa chapa para a direção do SINTE regional de Ceará-Mirim. Formada pelos coordenadores atuais juntamente com companheiros novos, todos com o compromisso de manter e ampliar a luta, somando experiência com inovação. Para isso, queremos fazer um chamado a vocês, trabalhadores em educação, que participaram conosco de todas as lutas enfrentadas nos últimos anos, para que nos apoiem, participando das eleições no próximo dia 4 de dezembro, votando em nossa chapa. Assim, você estará nos referendando para continuarmos na luta rumo a novas e maiores conquistas e mantendo a Regional do SINTE-Ceará-Mirim com o perfil combativo que sempre nos caracterizou. Portanto, contamos com cada um de vocês, votando e participando do dia a dia do nosso mandato, se fazendo presente em todas as nossas atividades.

Independência do sindicato frente aos governos (federal, estadual e municipais).
Manutenção da campanha de filiação, na rede estadual e nos núcleos pertencentes à regional;
Projeto de formação política nas áreas educacional, sindical, política e econômica, com o objetivo de colaborar na formação da categoria e melhor prepará-la para os embates. Realização de palestras, encontros, seminários e conferências.
Formação do núcleo  de Ielmo Marinho e a reorganização do núcleo de Maxaranguape;
Manutenção do blog e Facebook para melhorar o contato com os trabalhadores em educação;
Implantação de um Conselho de Base composto por representantes das escolas.

 PLANO DE LUTAS PARA EDUCAÇÃO

Defesa da escola pública. Pelo fim dos ataques aos direitos dos trabalhadores em educação e  contra a destruição da escola pública;
Defesa da autonomia pedagógica e administrativa;
Eleições diretas para diretores e conselhos em todas as escolas municipais, com mandatos revogáveis;
Campanha pela redução do número de alunos por salas de aula;
Em defesa dos Planos de Carreira e Insalubridades para os servidores de apoio da educação em todos os municípios da Regional
Luta pela implantação de uma equipe de saúde para atender aos profissionais da educação em todos os municípios desta regional;
Campanha pelo financiamento de 10% já na educação pública rumo aos 15%;
Em defesa de 1/3 da carga horária em todas as escolas nos municípios da Regional.

FORMAÇÃO, ESPORTE, CULTURA E LAZER

Realização de encontros, seminários voltados para a formação política dos trabalhadores em educação.
Organização de eventos culturais, de lazer, esportivos e diversos como forma de promover a socialização da categoria, principalmente nas datas alusivas aos eventos sociais e políticos.

LUTAS GERAIS

Transformar as campanhas salarias em lutas por aumento real de salário, reposição de perdas e por mecanismo de reajuste salarial permanente.
Luta contra a política de reforma e outros ataques sobre os trabalhadores deferidos pelos governos municipais, estadual e federal e manutenção da integração e apoio do SINTE a todas as lutas que dizem respeito à população, todos os servidores e estudantes do município.
Pelo fim das terceirizações e dos contratos temporários. Concurso público já!
Manutenção da política de combate e denúncia ao assedio moral nos serviços públicos.
Apoio às lutas por reforma agraria sob controle dos trabalhadores e todo apoio às lutas dos Trabalhadores Sem Terra e Sem Teto.
Luta em defesa do socialismo e pela solidariedade internacional entre os trabalhadores;
Lutar por melhores condições de trabalho nas escolas públicas e que os trabalhadores e os estudantes tenham acesso às inovações tecnológicas.
Contra a criminalização dos movimentos sociais
Garantia dos direitos dos LGBTs, mulheres, negros e demais etnias. Integração em todas as lutas contra o preconceito, a discriminação e a opressão. Combate ao racismo, o machismo e a homofobia. 

ADMINISTRAÇÃO DEMOCRÁTICA

Prestação de contas bimestralmente através do boletim escrito e no blog com o objetivo de tornar transparente a utilização financeira da regional;
Manutenção da assessoria jurídica e organização de palestras sobre os direitos dos trabalhadores;
Manutenção da assessoria de comunicação e que nela haja agilidade na transmissão das informações e também na veiculação de informações do interesse da categoria;
Boletim bimestral com a participação da base;
Melhorar o imobiliário da regional;
Empenho para adquirir uma sede própria para a regional;

FUNCIONAMENTO DA DIREÇÃO

Manutenção das assembleias com a pauta divulgada antecipadamente, coordenada com a participação da base e com rodízio assegurado na sua condução;
Elaboração de um regimento interno para a coordenação regional;
Nenhum diretor terá privilégios em relação à categoria;
Expediente externo no turno matutino, todos os dias e no vespertino, a depender de escala dos coordenadores.


CONHEÇA OS NOMES QUE COMPÕEM A CHAPA

José Farias da Silva
Fernando Jussieu da Silva
Francisca Maria Pereira
Francisco Erivaldo de Lima e Silva
João Nazareno Pereira
José Roberto Silva Alves
Maria da Conceição Brito de Morais
Ivone Ferreira Freire
Ana Célia Siqueira Ferreira
Ana Maria Oliveira da Silva
Maria José dos Santos Câmara
Dione Grilo da Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário