sexta-feira, 11 de abril de 2014

Sinte de Ceará-Mirim realiza congresso para discutir gestão democrática nas escolas do município


No próximo dia 15 de abril estaremos dando um grande passo para a melhoria das  gestões nas escolas públicas da rede municipal de Ceará-Mirim, pois realizaremos o Primeiro Congresso que discutirá  o processo da gestão escolar, debatendo as definições, os princípios e os mecanismos de implementação. Participarão do evento professores, funcionários, estudantes, pais de estudantes e a sociedade cearamirinense,  que almejam uma escola pública independente, onde a comunidade escolar possa opinar e participar diretamente das decisões.

A gestão democrática deve ter a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, funcionários e estudantes na organização, na construção e na avaliação dos projetos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola.

Atualmente em nosso município, os gestores escolares são nomeados pelo Chefe do Executivo (prefeito), porém, muitos são indicações dos vereadores, fruto das negociações políticas. Isso traz sérios problemas para a comunidade escolar, como assédio moral, mau uso dos recursos públicos (por parte de alguns gestores),  a não prestação de contas a comunidade escolar, abuso de poder, entre outros casos gritantes que encontramos em nossas escolas.


Queremos a descentralização, a participação e transparência nas gestões de nossas escolas. Por isso, convidamos você, professor, pai e mãe, funcionário e estudante, para discutir conosco a forma de gestão que lutamos para as escolas da rede municipal de ensino em Ceará-Mirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário