sexta-feira, 16 de maio de 2014

Os trabalhadores em Educação de Ielmo Marinho querem saber onde está o prefeito


Desde o ano passado que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN) Regional de Ceará-Mirim vem solicitando audiência com o prefeito Bruno Patriota (PSD) e não tem sucesso, pois ninguém o encontra e muito menos se tem uma resposta convincente de onde ele atende ou se realmente existe esse compromisso com a população. Os diretores do Sinte-RN Regional já solicitaram via ofício e até mesmo por telefone e até agora nada. Tudo é remetido para a secretária de Educação e, como sabemos, esta secretária existe por mera formalidade, pois não tem autonomia política para responder pela pasta da educação do município de Ielmo Marinho.

Enquanto isso, as reclamações sobre a Educação aumentam; casos como a inconstância e a péssima qualidade da merenda escolar, falta de condições de trabalho, escolas precisando de reforma, a falta de material tecnológico para facilitar o aprendizado dos estudantes do município, além do desrespeito aos direitos dos professores e dos funcionários de apoio. O famigerado Plano de Carreira dos professores até agora não foi cumprido, transportes superlotados nas comunidades, o 1/3 da jornada só foi implantado em algumas turmas por força da Justiça. Os professores do ensino infantil, que no início deste ano foram comunicados que seria implantado o 1/3, até então não foram contemplados, “por que o município não tem condições de implantar alegando que implica em contratação”. 

Não temos nada a ver com isso, a responsabilidade é do município em cumprir a Lei Nacional. Ela é clara: 1/3 é um direito do professor, portanto tem que ser respeitada. O que é interessante é que quando se fala em punir os trabalhadores em educação tudo é ágil e fácil. É só lembrar das perseguições, demissões e os inquéritos administrativos ocorridos nas escolas, orquestrados na gestão do prefeito Germano Patriota.

Este ano novamente foi solicitada uma audiência para o dia 7 de maio e até agora a resposta que temos é que a secretária de Educação irá sentar com o prefeito para dar uma resposta ao Sindicato. Tudo no vazio, pois já sabemos da velha política do banho-maria para que todos morram no cansaço. Agora perguntamos: para que existe um prefeito no município, se ele é ausente e omisso? Será que é só para fazer festinha e enganar a população? Os profissionais da Educação de Ielmo Marinho não precisam sofrer tanto com tanta injustiça e ataques aos seus direito conquistados.

FUNCIONÁRIO NÃO É ROBÔ!

Para atacar ainda mais os funcionários de apoio (A.S.G.s e merendeiros) o prefeito Bruno Patriota obrigou que estes trabalhadores a partir de agora trabalhem por 8 horas. Todos sabem que, ao longo dos anos, estes trabalhadores trabalhavam 6 horas corridas, sem nenhum prejuízo à Prefeitura, mas o prefeito e sua equipe estão dizendo que está cumprindo uma determinação do Ministério Público. Mas até agora não apresentou nenhum documento e nem sequer discutiu com os interessados que são os servidores da educação. Se não apresentou é porque não existe Lei alguma. 

O que existe é um verdadeiro aumento de trabalho, pois os servidores ao cumprir com essa política aumentou sua jornada, tendo em vista que muitos não têm como retornar para casa para o seu descanso, ficam na escola e ao invés de trabalhar por 8 horas, eles estão trabalhando 10 horas. Duas horas a mais e de graça para a Prefeitura. Agora perguntamos: essa política é ou não é transformar os funcionários em robôs? Cadê o direito ao descanso? Agora é na escola? E as famílias desses funcionários, como ficam? Este ataque tem que ser respondido com lutas, pois é inaceitável. Por que não se constrói o Plano de Carreira e Vencimento para esse setor da Educação? Cadê a insalubridade? E o material de proteção? Por que não existe uma política de valorização para esses servidores de apoio na Educação?

A NOSSA RESPOSTA SERÁ A LUTA. VAMOS FAZER VALER OS NOSSOS DIREITOS

NEGOCIAÇÃO IMEDIATA COM OS EDUCADORES (PROFESSORES, A.S.G.s E MERENDEIROS)


ABAIXO A REPRESSÃO NAS ESCOLAS!

GESTÃO DEMOCRÁTICA JÁ!

CONCURSO PÚBLICO JÁ!


Nenhum comentário:

Postar um comentário