quarta-feira, 28 de maio de 2014

Paralisação de advertência foi um dos temas discutidos na assembleia do dia 28



Na assembleia ocorrida na Escola Municipal Adele de Oliveira, no dia 28, quarta-feira, um dos principais temas debatidos foi a mudança de datas de algumas atividades que acontecerão no mês de junho. A categoria votou pela mudança da Parada de Advertência de Ceará-Mirim, que seria no dia 11, para o dia 5, quinta-feira. Fica também nessa data do dia 5 o encontro que a categoria terá com o prefeito Antônio Peixoto, que discutirá os 10% de adiantamento aos funcionários (merendeiros, porteiros, A.S.G.s, técnicos administrativos e vigilantes) da Rede Municipal de Educação, do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. 

Todos os presentes que se manifestaram sobre esse assunto apoiaram que não só os funcionários participem desse encontro, mas que também os professores e demais trabalhadores em Educação compareçam para levar força aos companheiros, bem como os alunos do ensino fundamental em diante, e os pais. Assim, como tanto a paralisação quanto o encontro com prefeito serão ambos no dia 5, todos os participantes do encontro devem também dar apoio à Parada de Advertência. Já o dia 11, quarta-feira, que seria o dia de parada das atividades nas escolas, ficou definido como a próxima assembleia unificada (Estado e município), porém o local e a hora serão definidos posteriormente.

Também seguindo essa ordem de atos, o município de Ielmo Marinho fará a sua paralisação no dia 4, quarta-feira, com concentração marcada ao lado do Ginásio de Esportes, às 8h30. A ação se dá devido a ausência do prefeito Bruno Patriota (PSD), que não tem recebido o Sinte para negociar pontos da última greve. O Sinte já solicitou audiência mediante ofício e até mesmo por telefone, mas o prefeito não sinaliza nenhuma recepção. Dentro desse quadro, não restou alternativas aos trabalhadores em Educação de Ielmo Marinho, que farão uma Parada de Advertência nesse dia 4.

Outra data lembrada foi a do dia 16, segunda-feira, que será o primeiro jogo oficial da Copa do Mundo em Natal, com os países Estados Unidos e Gana. Nesse dia, várias entidades sindicais, estudantis e demais grupos de luta realizarão protesto contra os gastos absurdos desse evento, que já é a Copa mais cara de todos os tempos. Só em Natal, mais de 1 bilhão foi gasto só com a construção da Arena das Dunas. O Sinte trabalhará para disponibilizar um transporte para que os trabalhadores de Ceará-Mirim possam comparecer a esse grande movimento de luta. Não custa lembrar que sempre quando exigimos nossos direitos, como o cumprimento de 1/3 da carga horária, ou o aumento do salário de funcionários, ou melhoras nas estruturas das escolas, o que ouvimos dos governos municipal, estadual e federal é que não há dinheiro. Mas na Copa nós confirmamos o que já sabíamos: tem dinheiro, mas não há vontade de investir em Educação.



Outros pontos discutidos foi a solicitação da presença da diretora do Sinte-RN de Ceará-Mirim, Ana Célia, para explicações sobre suposto acordo com a Dired; também dando resposta a uma denúncia feita em assembleia, de que a direção da Escola Julio Sena teria diminuído o tempo de intervalo de 10 para 5 minutos, o Sinte procurará junto à direção quais os motivos para essa atitude. 

Uma das preocupações citadas foi quanto a reposição de aulas. Cada escola terá que fazer seu próprio calendário de reposição, pois foi entendido que cada unidade tem sua especificidade. Quanto ao fato de a reposição de aulas ou qualquer outra atividade imposta interfira na produção dos relatórios finais e diários de classe ao fim do ano, o Sinte trabalhará para garantir que a partir do dia 15 de dezembro nenhum professor da Educação Infantil realize nenhuma outra atividade além das citadas.

GUARDE AS DATAS:

04/06 - Parada de Advertência de Ielmo Marinho
            ao lado do Ginásio de Esportes, às 8h30
05/06 - Parada de Advertência de Ceará-Mirim
           Encontro entre toda a categoria para discussão sobre os 10% do PCCS para funcionários
11/06 - Assembleia de Ceará-Mirim Unificada (Estado e município)
            local e hora serão definidos




Nenhum comentário:

Postar um comentário