terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ceará-Mirim

Trabalhadores da Educação encerram greve

Os trabalhadores da educação pública de Ceará-Mirim/RN encerraram na manhã desta terça-feira (5) a greve que já durava 19 dias. Reunidos em assembleia na Estação Cultural da cidade, os servidores decidiram pôr fim ao movimento grevista após avaliarem a conquista de ganhos parciais e a necessidade de fortalecer a luta.

Entre as conquistas da greve, estão o pagamento de 40% do décimo terceiro no final de agosto; a garantia da Prefeitura de que os valores das promoções horizontais (letras) serão corrigidos em outubro e a campanha de denúncia das condições das escolas na imprensa, que obrigou o prefeito Antônio Peixoto (PR) a incluir as unidades denunciadas no planejamento de construção e reforma.

Reajuste salarial
Na audiência pública que antecedeu a assembleia, os trabalhadores ouviram do prefeito Antônio Peixoto (PR) a mesma justificativa para não haver reajuste salarial: o município não tem dinheiro. O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Ceará-Mirim (Sinte) apresentou um cálculo, com base nas tabelas fornecidas pela Prefeitura, que mostrava a existência de recursos suficientes dos 60% do FUNDEB para conceder reajuste aos servidores. Entretanto, o prefeito apresentou outra tabela com despesas de remuneração maiores do que as anteriores, mesmo não havendo aumento salarial.

Questionado sobre isso, Antônio Peixoto argumentou que as despesas aumentaram por causa do pagamento dos professores contratados, mas não soube detalhar os gastos e não convenceu a categoria. Ao final da audiência, o prefeito se comprometeu a apresentar os detalhes das despesas. O Sinte, porém, continua argumentando que há recursos suficientes do FUNDEB para garantir reajuste salarial, mesmo com o pagamento dos contratados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário