terça-feira, 12 de outubro de 2010

Internacional

Franceses fazem greve geral contra reforma na previdência

Funcionários de serviços de transporte, professores e outros profissionais de setores públicos e privados iniciaram nesta terça-feira (12) mais uma greve nacional na França contra a reforma do sistema previdenciário do presidente Nicolas Sarkozy. A greve envolve os transportes públicos, bancos, tráfego aéreo e os correios do país.

Na segunda-feira, o Senado francês aprovou o último ponto da reforma que adia de 65 para 67 anos a idade mínima para obter uma pensão completa. A reforma prevê ainda que a idade mínima para aposentaria passe de 60 para 62 anos.

Por causa da reforma, condutores do metrô parisiense e dos trens de subúrbio cruzaram os braços. Os professores, motoristas de caminhão e trabalhadores dos correios também pararam.

Sem mudanças
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse que não vai recuar em seus planos de aumentar a idade mínima de aposentadoria dos atuais 60 anos para 62. Restando 2 anos para o fim de seu mandato, este é um momento crítico para Sarkozy. O governo quer aprovar a reforma quando sua aprovação atinge o nível mais baixo já registrado.

Sarkozy foi eleito há três anos prometendo deixar a França menos dependente do Estado, ou seja, o objetivo era avançar com o neoliberalismo e a diminuição das obrigações sociais do Estado. Aumentar a idade de aposentadoria de 60 para 62 anos parece pouco, mas os trabalhadores franceses não querem abrir mão de suas conquistas, principalmente do direito de se aposentar.


Com informações de O Globo - 12/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário