quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Corte de luz

Centros de Educação Infantil ficam sem energia

A crise que se abate sobre o município de Ceará-Mirim/RN já está tomando proporções caóticas. Como se não bastassem o atraso nos salários da educação, a ausência de coleta de lixo e o fechamento do mercado público da carne, a administração do prefeito Antônio Peixoto (PR) agora avança sobre o fornecimento de energia de escolas. Na noite desta quarta-feira (10), por volta das 20 horas, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Ceará-Mirim (SINTE) recebeu a informação de que a luz havia sido cortada em duas creches do município: no Centro Infantil Menino Jesus e no Centro Infantil Maria Antonieta Pereira Varela.

A revolta da população é grande. O diretor do SINTE, José Roberto, esteve nas creches logo depois de ter sido informado e constatou a completa escuridão dos prédios. Segundo moradores da rua Prisco Rocha, no bairro Passa e Fica 2, onde se localiza o CEI Menino Jesus, é comum o fornecimento de energia ser cortado. "Várias pessoas contaram que o corte de energia é rotineiro por aqui. Está todo mundo revoltado.", contou José Roberto.

No CEI Maria Antonieta Pereira Varela, em São Geraldo, o fornecimento também foi interrompido pela COSERN. Nesta creche, o problema é ainda mais grave. Há dois dias não tem água no prédio. O motivo seria a quebra da bomba da escola, mas até agora não houve conserto. Além disso, a ameaça de novos cortes de luz é real, uma vez que outros prédios públicos, como a própria Prefeitura, já tiveram a luz cortada em outras ocasiões. No posto de saúde do bairro Cinco Bocas, por exemplo, a energia também foi interrompida.

Em Ceará-Mirim, a situação de calamidade vem se agravando desde que a Prefeitura anunciou a diminuição no repasse federal do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Quase 300 cargos comissionados foram exonerados. Nesta quinta-feira (11), às 18 horas, os servidores e a população prometem dar uma resposta ao prefeito Peixoto, durante um ato público em frente ao SAAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário