sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Crise

Protesto de trabalhadores sacode Ceará-Mirim

A noite de ontem (11) em Ceará-Mirim foi bastante agitada. Revoltados com a crise que se abate sobre o município, servidores, trabalhadores em geral e a população mais pobre realizaram um ato público em frente ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Centenas de pessoas se concentraram para protestar contra o abandono dos serviços públicos básicos, como saúde, educação e coleta de lixo. Organizado pelo Fórum Municipal em Defesa de Ceará-Mirim, o protesto reuniu sindicatos (Sinte/RN Ceará-Mirim, Pureza e São Gonçalo; Sintest e Sindsaúde São Gonçalo) e partidos de esquerda (PSTU, PSOL e POR) para enfrentar o caos do governo de Antônio Peixoto (PR).

Os problemas que Ceará-Mirim enfrenta por conta da diminuição do repasse federal do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), são reflexos dos efeitos da crise econômica mundial que atingiu o mundo em 2008. Para socorrer os lucros dos bancos e das grandes empresas, o governo Lula, além de entregar cerca de R$ 380 bilhões, deu isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para muitos setores da economia. Ao não cobrar impostos dos empresários, o governo acabou reduzindo o repasse de FPM, que tem como base o IPI. Essa política teve o apoio do Partido da República do prefeito Antônio Peixoto, base aliada do Governo Lula.

Entre janeiro e junho deste ano, as transferências ao Fundo de Participação dos Municípios caíram 4,6% na comparação com o mesmo período de 2009,

Abaixo, veja imagens do ato público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário