sábado, 20 de novembro de 2010

Educação

RN tem 6º maior índice de analfabetismo

Pesquisa revela que população com mais de 15 anos tem estudo abaixo da média nacional

Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que a educação do Rio Grande do Norte é uma das piores do Brasil. Uma análise da média de anos de estudo da população de 15 anos ou mais mostrou que RN ocupa a marca da sétima pior colocação junto com o estado do Ceará, com 6,5 anos de estudo (a Constituição Federal prevê o mínimo é de oito anos). Ainda na mesma faixa etária, o Brasil registra 14 milhões de analfabetos e o RN possui com a sexta pior colocação, com cerca de 2,52 milhões de pessoas que não sabem ler ou escrever (18%).

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/IBGE), no período de 1992 a 2009. Os estudos revelam também que, apesar de pequenos avanços, existe uma grande desigualdade regional no acesso à educação, para ricos e pobres, brancos e negros e população urbana e rural.

Os maiores índices de pessoas que não sabem ler nem escrever estão entre a população negra, em regiões menos desenvolvidas, como municípios pequenos. Entre os piores índices está o estado de Alagoas, com média de anos de estudo de 5,7 e taxa de analfabetismo de 24,6%.

A pesquisa indica ainda que grandes diferenças são encontradas entre a população urbana e rural (4,4% contra 22,8%), branca e negra (5,9% contra 13,4%), e das regiões Sul e Sudeste (5,5% contra 18,7%). Quando comparados os 20% mais ricos da população e os 20% mais pobres, a diferença também é grande: 2% contra 18,1%. Quanto à idade, a faixa acima de 40 anos registra o maior percentual: 16,5% de pessoas que não sabem ler e escrever.

Com informações do Diário de Natal - 20/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário