sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Eleições Municipais

SINTE/RN DE EXTREMOZ REALIZA DEBATE ENTRE CANDIDATOS A PREFEITO

Na manhã do último dia 18, terça-feira, o Núcleo do Sinte/RN de Extremoz promoveu um debate entre os candidatos a prefeito da cidade. O eventou ocorreu no ginásio poliesportivo do município e contou com a participação de quatro dos cinco candidatos que disputam a Prefeitura: Carlos Nazareno (PPS), Enilton Trindade (PR), Gileno Guanabara (PT) e Djalma Sales (PSDB). O atual prefeito de Extremoz e candidato à reeleição, Klauss Rêgo (PMDB), não compareceu ao debate. O objetivo do sindicato da educação era permitir aos sócios que conhecessem os planos dos candidatos para a escola pública, professores, funcionários e alunos. Entretanto, não foi exatamente o que aconteceu. O debate foi fortemente marcado pelo despreparo dos candidatos, que não aprofundaram os temas debatidos e nem mesmo apresentaram propostas concretas para resolver os problemas da educação. 


Socorro Alves, do Sinte.
Ao final, o Sinte/RN de Extremoz apresentou um documento com diversas reivindicações do sindicato e dos educadores, como o cumprimento do Piso Nacional, do Plano de Cargos da categoria e a aplicação imediata de 30% do orçamento em educação pública. Todos os candidatos assinaram o documento e se comprometeram diante de dezenas de trabalhadores a atender os pleitos da escola pública. "Embora estejamos realizando este debate, a direção do Núcleo do Sinte/RN de Extremoz quer deixar claro que não apoia nenhum dos candidatos desta eleição.", lembrou Socorro Alves, uma das coordenadoras do sindicato. A direção da Regional do Sinte/RN de Ceará-Mirim também esteve representada na figura da coordenadora Ana Célia Siqueira.

Em seis blocos, os candidatos tiveram a oportunidade de responder a perguntas feitas pela comissão organizadora do debate e por educadores convidados, além de poderem fazer questionamentos entre si. O primeiro a responder às perguntas foi o candidato Gileno Guanabara, do PT. Sobre o tema "Cultura", o petista disse ser um setor muito amplo na sociedade e que precisa ser aprendido na escola. "Cultura não é só festa. É mais amplo, é política também. Cultura é fundamental e se aprende na prática. É na escola que se forma a cultura.", afirmou.

Perguntado sobre o combate às drogas, o candidato do PSDB, Djalma Sales, disse conhecer de perto o problema e que priorizaria a prevenção. "Pra mim, é fácil falar sobre esse assunto. Tenho casos na família. Vamos fazer um trabalho de prevenção na escola, com as famílias e dar casas de apoio para os que já estão envolvidos. Também vamos usar o esporte para tirar os jovens das drogas.", prometeu.

O candidato Enilton Trindade, do PR, que já prefeito de Extremoz, comentou o tema da acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. "Nossa gestão tratou o assunto como prioridade. Trouxemos para cá um centro de referência que hoje está desativado. Se for eleito, vou aprovar uma lei sobre o tema, que garanta acessibilidade em todos os locais do município.", disse.

Carlos Nazareno, do PPS, criticou a situação da saúde na cidade e prometeu construir uma maternidade. "Não é só a saúde em geral que vai mal. É também a saúde dos nossos professores e alunos. Extremoz não tem nem ambulância. E as que vem por aqui estão sem médico, enfermeiro. Vamos criar uma maternidade.", garantiu o candidato.

No debate, todos os candidatos também comentaram dois importantes temas para a educação pública: a educação de jovens e adultos (EJA) e a escolarização da merenda. Djalma Sales prometeu assegurar os recursos do programa e melhorá-lo. "Os que estão no EJA são trabalhadores que chegam em casa depois do trabalho e ainda vão para a escola. Vamos assegurar os recursos e fazer o melhor.", falou. Já Gileno Guanabara apontou a importância da profissionalização. "A EJA passa pela profissionalização. Vou garantir essa atividade para os trabalhadores.", destacou.

Enilton Trindade disse que o programa EJA foi implantado em seu governo e lamentou que a atual gestão não faça funcionar. "Lamento o prefeito não estar aqui para dizer porque a EJA não funciona mais. Mas o mais importante é fazer a EJA colocar jovens e adultos no mercado de trabalho.". Carlos Nazareno destacou que há dinheiro para o projeto. "O FUNDEB mandou mais de 16 milhões para a prefeitura. O problema não é falta de dinheiro, é falta de projeto. É preciso também incentivar o Pró-Jovem.", comentou o candidato do PPS.

Mesa coordenadora do debate
Quando o assunto foi a merenda escolar, todos os candidatos se comprometeram em repassar o controle dos recursos para a direção das escolas, a fim de que elas mesmas façam as compras. "Vamos garantir que os recursos cheguem aonde tem que chegar, repassando o dinheiro para as escolas.", afirmou Djalma Sales. Já Enilton Trindade acusou a Prefeitura de roubar o dinheiro da merenda de Extremoz. "O dinheiro da merenda não está chegando porque ele está sendo roubado. A Polícia Federal está investigando e vai descobrir os culpados. Nós vamos fazer licitação e descentralizar o controle da merenda.", prometeu. Carlos Nazareno propôs uma comissão. "Por que não entregar a merenda a uma comissão escolar para que administre os recursos com transparência?", sugeriu o candidato.

Em suas considerações finais, os candidatos assinaram o documento proposto pelo sindicato da educação e se comprometeram a atender as reivindicações da categoria. Independente de quem vença as eleições, a direção do Sinte/RN de Extremoz sabe que a luta em defesa da educação pública e dos servidores vai continuar. "Vamos cobrar o compromisso com a educação nas ruas, com protestos. E até com greves se for necessário.", garantiu Ana Célia Siqueira, do Sinte de Ceará-Mirim.

Educadores compareceram ao debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário