quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Monção de Apoio

SINDSAÚDE-RN PUBLICA MONÇÃO DE APOIO À GREVE DOS SERVIDORES ESTADUAIS DA EDUCAÇÃO

Na segunda-feira, o Sindsaúde-RN estadual divulgou a seguinte nota em favor à greve dos servidores estaduais da educação:

Na terça-feira (28), os profissionais da Educação do Rio Grande do Norte decidiram entrar em greve e não iniciar o ano letivo, em protesto contra acordos não cumpridos pelo governo Rosalba Ciarlini, a falta de professores e de condições de trabalho.

Em 2013, após a greve realizada em agosto, o governo se comprometeu a implantar a progressão horizontal da categoria, através da promoção por letra. No entanto, o Projeto de Lei sequer foi enviado à Assembleia Legislativa. A quebra de acordo é semelhante ao que ocorreu com outras categorias que fizeram greves, como policiais civis e servidores do Itep e servidores da saúde.

Da mesma forma, o governo do Estado responde a esta greve com ataques, mentiras e ameaça de corte do ponto. Antes mesmo de seu início, o governo Rosalba divulgou uma série de inverdades, como a de que os profissionais da educação teriam recebido 91% de reajuste durante este governo ou de que a folha de pagamento do estado aumentou consideravelmente. O objetivo é desqualificar e enfraquecer a greve e apresentar os professores e demais servidores como privilegiados perante a opinião pública.

Por outro lado, o governo ataca anunciando o corte de ponto, uma medida completamente autoritária, que configura assédio moral coletivo. O anúncio de corte de ponto tem sido usado em absolutamente todas as greves do Estado, em uma tentativa recorrente de intimidar os trabalhadores, que contam apenas com seus baixos salários para pagar suas contas.

O SINDSAÚDE-RN repudia os ataques do governo aos professores e declara o total apoio a esta greve. Não serão ameaças que irão impedir a mobilização dos trabalhadores. Exigimos que a governadora cumpra os compromissos assumidos perante as categorias e garanta reajuste real de salários, que valorize o servidor e os serviços públicos.

Repudiamos também a tentativa do governo e de parte da imprensa, como o Novo Jornal na edição de 30/01, de tentar dividir os servidores, como se as demais categorias tivessem tido salários congelados por conta dos professores, o que não é verdade. O verdadeiro responsável pelos baixos salários de todas as categorias – incluindo o dos educadores – é o governo estadual, que corta salários e direitos para economizar e garantir obras da Copa do Mundo e voltadas para a eleição deste ano.

Todo apoio à greve da Educação! Fora Rosalba!

Segunda-feira, 03 de fevereiro de 2014

Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado do Rio Grande do Norte

Sindsaúde-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário