segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Paralisação

Trabalhadores da Educação de São Gonçalo paralisam atividades nesta terça-feira

Os Trabalhadores da Educação de São Gonçalo do Amarante vão paralisar suas atividades amanhã (03), durante os três horários, a partir das 8 horas. A parada de advertência, convocada pelo sindicato da categoria no município, tem o objetivo de buscar o avanço das negociações sobre os salários dos trabalhadores e as condições físicas das escolas. Os sindicatos da educação (Sinte) e da saúde (Sindsaúde) farão um ato público em frente à Prefeitura para exigir a solução dos problemas. A manifestação será às 8 horas.

Em junho, o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado (PR), concedeu um reajuste de 8% aos servidores municipais e aos cargos comissionados da Prefeitura. Entretanto, professores e funcionários que recebem até um salário mínimo, maioria na cidade, ficaram de fora do aumento. “Ao contrário do que é dito pela Prefeitura, os salários na educação são muito baixos, as escolas não têm estrutura adequada e os profissionais trabalham insatisfeitos. O fardamento e a merenda são de péssima qualidade. Muitas vezes servem apenas bolachas com suco e as crianças ainda merendam no chão, porque não há refeitórios. Os ventiladores comprados estão no chão das escolas, empilhados, e as carteiras não são suficientes para as necessidades dos alunos.”, denuncia a diretora do sindicato, Socorro Alves.

A diretora do Sinte municipal ainda destaca que a Prefeitura retirou direitos da categoria e segue com a prática do assédio moral nas escolas. “Em sua propaganda o prefeito não diz, mas não há cursos de capacitação, não houve reajuste salarial e ele ainda retirou direitos dos professores, como a regência de sala e a gratificação que havia nos cursos de 180 horas. Hoje, dentro das escolas, só existem perseguições e assédio moral contra aqueles que lutam por seus direitos.”, afirma Socorro.

Saúde

O sindicato dos trabalhadores da saúde em São Gonçalo também participará do protesto em frente ao prédio da Prefeitura, já que a situação do setor não é nada diferente do caos da educação no município. “Mesmo tendo a quarta maior arrecadação do Rio Grande do Norte, no valor de mais de R$ 73 milhões, o prefeito de São Gonçalo ainda paga o pior salário da Grande Natal aos Agentes de Saúde e retirou direitos dos servidores do PSF, como o décimo terceiro e as férias. Além disso, o clima nas Unidades de Saúde é de medo por causa do assédio moral.”, destaca o diretor do Sindsaúde, Vivaldo Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário